Ilustração
Cerca de 1,2 mil se inscreveram para ser voluntários na Copa do Mundo em Cuiabá. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a intenção é atingir 2 mil inscrições para selecionar, no máximo, 800 voluntários.
O Ministério dos Esportes prorrogou para 16 de março o período de inscrições do Brasil Voluntário. Os interessados devem acessar a página www.brasilvoluntario.gov.br.
Os voluntários irão atender visitantes e torcedores em pontos estratégicos de mobilidade urbana como rodoviária, aeroporto, terminais de ônibus, além de dar informações no entorno da Arena Pantanal e ajudar a organizar o fluxo de entrada e saída de pessoas no estádio. O programa é custeado pelo Ministério dos Esportes que deve ministrar os treinamentos, além de garantir auxílios, transporte, alimentação, uniforme e seguro de vida.
No caso dos servidores de carreira que queiram se candidatar será emitido certificado da Universidade de Brasília (UnB) que pode ser usado para progressão em carreira. O funcionário público selecionado ficará autorizado a afastar-se das suas atividades sem prejuízo de sua remuneração.
Para ser voluntário durante o Mundial é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade de 4 horas diárias para o trabalho entre os dias 12 de junho e 13 de julho deste ano. O treinamento será composto de 2 módulos, um virtual e outro presencial.
Entre eles hospitalidade, turismo, história do futebol, megaeventos, segurança, primeiros socorros, meio ambiente, inglês, espanhol, italiano, francês, turismo, cidade-sede, mobilidade, estratégias do evento e a importância de ser voluntário. O programa de voluntariado também seleciona acadêmicos de cursos na área de saúde. O perfil são alunos do 5º e 6º anos de Medicina, médicos residentes e do último semestre de Enfermagem e Fisioterapia.