A Fifa encerrou nesta quinta-feira a polêmica que envolvia a organização das Fan Fests da Copa do Mundo de 2014. Após cidades-sede do torneio colocarem em xeque a realização das exibições públicas dos jogos do Mundial, a entidade máxima do futebol confirmou que as "festas dos torcedores" vão acontecer nas 12 cidades que receberão partidas da Copa (veja abaixo a lista de locais onde serão realizadas as Fan Fest).
O anúncio dos locais das 12 Fan Fests da Copa do Mundo do Brasil foi feito logo depois de o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitar a Praia de Iracema, em Fortaleza. O local vai abrigar a festa dos torcedores da capital do Ceará. "Fortaleza tem um local fantástico para a Fan Fest", declarou Valcke. "Na praia nesta manhã, foi difícil imaginar que em menos de seis semanas dezenas de milhares de torcedores celebrarão a Copa do Mundo aqui. "
Meses antes do anúncio da Fifa, Recife, outra cidade-sede da Copa do Mundo, chegou a desistir de organizar sua Fan Fest. A prefeitura da capital de Pernambuco informou que não pretendia investir recursos públicos com o evento. A cidade, entretanto, terá sim um Fan Fest. Será no Cais da Alfândega.
o ex-jogador Ronaldo, que é membro do COL (Comitê Organizador Local) da Copa, comemorou o fato de todas as sedes terem chegado a um acordo para a realização da festa. Disse, inclusive, que pretende assistir a partidas da Copa nos eventos. "As Fan Fests são uma grande oportunidade de aproveitar a Copa do Mundo e mostrar aos visitantes o jeito brasileiro de curtir um jogo de futebol ao ar livre, em um ambiente de festa incomparável", disse Ronaldo. "Certamente pretendo assistir a alguns jogos lá durante o evento."
A festas da Copa existem desde 2006, quando a Copa do Mundo foi realizada na Alemanha. Desde então, são consideradas um sucesso de público. Segundo a Fifa, mais de 24 milhões de torcedores assistiram a jogos em Fan Fests nos Mundiais de 2006 e 2010.
No Brasil, as Fan Fests da Copa são uma parceria da Fifa com a TV Globo. A emissora vai levar artistas para se apresentarem nos eventos, que contarão com telões, sistema de som e bares. A entrada é gratuita.
Confira a lista:
Belo Horizonte: Expominas
Brasília: Taguaparque
Cuiabá: Parque das Exposições
Curitiba: Pedreira Paulo Leminski
Fortaleza: Praia de Iracema
Manaus: Ponta Negra
Natal: Praia do Forte
Porto Alegre: Anfiteatro Pôr-do-Sol
Recife: Cais da Alfândega
Rio de Janeiro: Copacabana
Salvador: Aeroclube (em avaliação pela sede)
São Paulo: Vale do Anhangabaú