A Portuguesa já tem seu julgamento com data marcada. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) indicou a próxima quarta-feira como o dia decisivo para julgar o abandono dos comandados do treinador Argel Fucks no jogo contra o Joinville, pela Série B. As punições poderão ser severas, como a exclusão do clube da competição e automático rebaixamento à Série C. O dia será, também, marcado pela convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo.
As penalidades ao time rubro-verde estão baseadas no artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que se refere a abandono. E, também, no artigo 69 da Fifa, o qual indica rebaixamento a quem manipular, de qualquer maneira, o resultado de uma partida.
Não será só a Portuguesa alvo de punição. O técnico Argel, que segundo a procuradoria agiu contra a ética desportiva, será enquadrado no artigo 243-A. O presidente da Portuguesa Idílio Lico e o filho Marcos Lico também serão denunciados pelo mesmo motivo. Marcos ainda terá que responder ao artigo 258-B, por ter invadido a área específica para o trio de arbitragem. Os três poderão ser suspensos.
Aos 17min do primeiro tempo, os jogadores da Portuguesa abandonaram o campo de jogo. A direção do clube paulista alega que uma liminar concedida a um torcedor na Justiça de São Paulo impedia que a equipe disputasse a partida.
No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), indica a 2ª Vara Cível do Rio como única instância capaz de cuidar da decisão sobre a queda da Portuguesa na Série A de 2013. O clube também terá de responder pela perda do valor dos ingressos da partida contra o Joinville, já que o dinheiro teve de ser devolvido.