Eder acusa Cuiabá de escalar jogador irregular e pede exclusão de time
O rumo do Campeonato Mato-Grossense pode mudar. Nesta quinta-feira, o presidente do Mixto, Éder Moraes, protocolou junto à Federação um pedido para que o Estadual seja paralisado. A justificativa foi a escalação irregular do meia Natan por parte do Cuiabá no primeiro jogo das quartas de final contra o Mixto.
Segundo o site Futebol Interior, o meia Natan Rafael Batista Perdigão, conhecido apenas como Natan, precisava cumprir suspensão imposta a ele ainda no ano passado, quando o jogador disputou a 2ª Divisão do Campeonato Mato-Grossense pelo CEOV (Clube Esportivo Operário Várzea-grandense). No último jogo da competição, em 2013, Natan levou o terceiro cartão amarelo e como era a última rodada, não chegou a cumprir a suspensão automática.
No mesmo ano, precisamente no dia 27 de outubro de 2013, Natan foi expulso na partida contra o Rondonópolis, que foi válida pela última rodada da Copa Mato Grosso, campeonato também ligado a Federação Mato-Grossense de Futebol (FMT). Assim como já tinha acontecido na 2ª Divisão, novamente Natan não pode cumprir a suspensão, pela expulsão ter acontecido na última rodada.
Segundo as regras da Federação, quando um jogador fica impossibilitado de cumprir uma suspensão automática por não haver mais rodadas naquele ano, o mesmo precisa cumprir a suspensão imediatamente no campeonato seguinte, ou seja, Natan precisaria cumprir a suspensão no Campeonato Mato-Grossense deste ano, o que não aconteceu.
Contratado pelo Cuiabá neste ano, o meia não cumpriu a suspensão e esteve em campo na partida contra o Mixto nesta quarta-feira, que terminou empatada por 1 a 1 e culminou com a eliminação do Tigre do Estadual.
“Eu já enviei uma representação para a Federação e para o Tribunal de Justiça Desportiva do Mato Grosso comunicando que o jogador foi escalado de forma irregular. Espero que o Tribunal cumpra com o que é certo e o Cuiabá seja excluído do Campeonato Mato-Grossense”, disse Éder Moraes ao.
Vale lembrar que o Cuiabá jogou a primeira fase no Grupo Sul, também conhecido como “grupo dos classificados”, já que com apenas quatro participantes, todos já começavam a competição classificados para as quartas de final. Enquanto alguns clubes lutavam com a Federação contra a lambança que virou o Estadual, o Cuiabá, beneficiado, cruzou os braços.
O presidente do Mixto, Éder Moraes, disse que já enviou todos os documentos comprovando a irregularidade de Natan para o TJD. Se isso acontecer a punição, o Estadual precisará ser paralisado, pois as semifinais já estão agendadas para o próximo domingo.
“O Campeonato precisa parar, porque é o mais justo. Caso isso não aconteça, eu vou entrar na justiça comum para o Cuiabá ser excluído”, finalizou Éder Moraes.
Demissão em massa
Após o jogo contra o Cuiabá e chorar a eliminação, o presidente do Mixto, Éder Moraes, iniciou um limpa no elenco do Mixto. Com apenas a Copa do Brasil para disputar, Éder demitiu oito atletas que disputaram o estadual.
Não fazem mais parte do grupo mixtense o goleiro Gama, os meias Arnon, Sandro e Nenem, e os atacantes Tito, Célio Codó, Diego e Jean.
O Mixto estreia na Copa do Brasil no dia 2 de abril contra o Santos. A partida marca a inauguração da Arena Pantanal, estádio construído para a Copa de 2014.