O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, confirmou na madrugada deste domingo, através de seu perfil em uma rede social, a contratação do atacante francês Nicolas Anelka. Sem clube desde março deste ano, quando rescindiu seu contrato com o West Bromwich, o polêmico atacante, de 35 anos, foi oferecido ao Galo.
Na carreira, Anelka já passou por diversos grandes clubes europeus, dentre eles Paris Saint-Germain, Arsenal, Real Madrid, Liverpool, Manchester City, Chelsea e Juventus. O atleta ainda defendeu a seleção francesa nas Eurocopas de 2000, vencida por seu país, e de 2008, além da Copa de 2010.
Polêmica
O atacante se envolveu em uma recente polêmica na Inglaterra, sendo acusado de fazer gestos anti-semitas. Em dezembro do ano passado, quando ainda defendia o West Bromwich, o jogador comemorou um gol imitando o quenelle, ato de estender a mão junto ao ombro contrário, criado pelo comediante francês Dieudonne M'bala M'bala, o que para muitos na França é uma referência à saudação nazista.
Pelo gesto, Anelka foi punido com multa de aproximadamente 100 mil euros (R$ 300 mil) e levou um gancho de cinco jogos. Além disso, o patrocinador principal do West Brom anunciou que iria interromper a parceria na próxima temporada.
A versão do jogador é de que é apenas uma homenagem a Dieudonne, que é seu amigo. Poucos dias após a punição, o francês rescindiu seu contrato e chegou a dizer que cogitaria abandonar o futebol. A Federação Inglesa ainda denunciou Anelka na Fifa, pedindo que o gancho seja estendido a nível mundial. Caso a entidade aceite o pedido, o jogador pode ser impedido de jogar imediatamente pelo Galo.