O lateral-esquerdo Uendel encerra a carreira no futebol nesta quarta-feira, contra o Athletico, na Arena Pantanal. Aos 35 anos, o jogador sofreu com lesões nas duas últimas temporadas e se despede dos gramados.
Segundo o Cuiabá, o atleta comunicou na última semana que iria se aposentar ao fim desta temporada. Antes da partida desta quarta, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o clube irá homenageá-lo no gramado.
Com a camisa auriverde, Uendel conquistou três títulos estaduais e participou das três campanhas na Série A do Campeonato Brasileiro. Até aqui, foram 83 jogos disputados pelo Dourado, com um gol e cinco assistências.
O jogador ainda somou três anos no Corinthians, onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 2015, e quatro temporadas pelo Internacional.
Em 21 de julho de 2022, Uendel sofreu uma lesão no joelho, que o deixou fora de combate por quase um ano. O retorno veio contra o Bahia, em 8 de julho.
Já na 26ª rodada, precisou levar oito pontos na região da testa após o forte choque de cabeça. Depois disso, entrou em campo em mais duas oportunidades antes de comunicar a aposentadoria. O lateral entrou em campo apenas oito vezes em 2023
Uendel iniciou a carreira no Criciúma, passou por Fluminense, Avaí e Ponte Preta. O jogador ainda tem o título do Campeonato Catarinense de 2010 no currículo