Quarta-Feira, 12 de Março de 2014, 07h07
CONTRA RELÓGIO
Estacionamento da Arena Pantanal corre risco de não ficar pronto até a Copa

DC

UOL

\"arena-iluminacao

 

As obras na área da extinta Companhia de Armazéns e Silos de Mato Grosso (Casemat), local onde serão instalados os comerciantes do Terminal Atacadista de Cuiabá, mais conhecida como Feira do Verdão, já começaram. Porém, para os feirantes não há mais tempo hábil para a transferência e, consequentemente, a construção do estacionamento para atender à Federação Internacional de Futebol (Fifa) durante a Copa do Mundo, em junho próximo. 

No local, foram feitos serviços como terraplanagem e limpeza. Mas, faltam a reforma do galpão e a execução de toda a infraestrutura, como redes hidráulica, elétrica e de saneamento, estacionamento e banheiros. A Prefeitura Municipal espera concluir os trabalhos em até 60 dias. 

“O Governo do Estado tem que pensar num plano ‘B’ porque estamos a menos de 100 dias da Copa e não tem mais como transferir os empresários do local. Desse jeito, não vai ter o estacionamento que a Fifa quer”, avalia o presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá (Apetac), Luciano de Souza José. 

Para ele, o raciocínio é lógico: são, no mínimo, 60 dias para conclusão das obras do novo terminal, outros 30 dias para a mudança, para só depois, iniciaram os trabalhos de construção do estacionamento. “As empresas precisam de tempo para se instalarem, inclusive, alterar os cadastros junto à Secretaria de Estado de Fazendo (Sefaz)”, comentou. 

Além do curto tempo, os permissionários garantem que não irão para outro espaço sem que tenha a infraestrutura necessária para alojá-los. “A decisão dos permissionários é de não sair enquanto não tiver um local adequado”, afiançou. Os feirantes deveriam ter sido remanejados em julho do ano passado.

Um dos comerciantes do terminal, que preferiu não se identificar, comenta que atualmente a feira possui 12 mil metros quadrados de área coberta, que abriga 200 comércios ou boxes. Já a área a ser entregue é de 6.400m2 cobertos. “Alguns permissionários possuem câmaras frias com mais de quatro metros de largura e a largura do maior boxe que está previsto para ser construído é de quatro metros”, comentou. “O nosso maior descontentamento é que a prefeitura está nos jogando tudo goela abaixo”, acrescentou. 

Atualmente, a Feira do Verdão está localizada entre as avenidas Miguel Sutil e Agrícola Paes de Barros, no bairro Verdão, a 500 metros da Arena Pantanal, que irá sediar jogos do Mundial. No local, será construído um estacionamento com 500 vagas, que dará suporte durante os quatro dias de jogos do Mundial. 

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Extraordinária para a Copa (Secopa) informou que aguarda a liberação do terminal para dar início à construção do estacionamento. Para a obra, a Secopa firmou contrato de R$ 3,1 milhões com a empresa PPO Pavimentação e Obras Ltda. No entanto, o prazo previsto em contrato para conclusão dos trabalhos é de 180 dias. 

Apesar disso, a Secopa afirma que ainda há tempo hábil para realizar os serviços, como limpeza e pavimentação, consideradas rápidas pelo órgão estadual. 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/