Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 15h36
VG dá posse agentes comunitários de saúde e de endemias

Da Redação

Na manhã de quinta-feira (13.02), o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães participou da solenidade de posse dos Agentes de Combate as Endemias (ACEs) e dos Agentes Comunitário de Saúde (ACSs).

A solenidade foi realizada na área externa do Centro Pastoral da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Várzea Grande.

Considerando o teor da Resolução de Consulta N.º 67/2011 publicado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, os Decretos que instituíram a Comissão de Certificação da Existência de Processo Seletivo para as categorias, aos relatórios expedidos, as Portarias e Atos homologados e publicados, o chefe do executivo, Walace Guimarães, assinou os Atos de Nomeação N.º 241/2014 e N.º 242/2014 dos profissionais agentes de saúde e endemias.

“Uma canseira chegar até aqui e aqui para esta solenidade”, desabafou a presidente da Associação dos Agentes de Saúde do Estado de MT (ADACSE/MT), Dinorá Magalhães, uma vez que a mesma chegou alguns minutos atrasada ao evento, mas ressaltou que, o momento é de vitória após anos e anos de luta, pela chegada dessa conquista histórica para esses profissionais da saúde, que todos os dias comparecerem aos lares várzea-grandenses e dedicam os primeiros cuidados com a saúde pública.

Uma categoria de profissionais que, no município de Várzea Grande, agora tem voz representativa com a efetivação no serviço público. “Este momento é festivo. Os agentes já são, há tempos, uma categoria organizada e com essa efetivação no patamar de servidores públicos passaram a contar com todas as prerrogativas de vencimentos e benefícios que a lei lhe assegura”, destacou o vice-prefeito, Wilton Coelho.

A luta da categoria se estendeu por mais de uma década, onde na gestão Walace Guimarães recebeu uma atenção, um olhar de empatia e o interesse em buscar solução ao impasse. “Ficamos abertos a todas as manifestações, reivindicações da categoria e após inúmeras reuniões com a categoria e com os órgãos públicos investidos do direito e de direito sobre questões dessa causa, pudemos alinhar os entendimentos e estarmos aqui hoje para a assinatura desses atos de nomeações”, lembrou a primeira-dama e ex-secretária de saúde, Jaqueline Guimarães.

Foram empossados 120 agentes comunitários de Saúde e 37 na área de Endemias. De qualquer modo, este primeiro momento é só o início para outras etapas do processo que necessitarão de consultas e apoio jurídico aos órgãos competentes e legais para continuidade os trâmites dessa questão e dessa categoria de profissionais. “Conseguimos neste primeiro momento, realizar a efetivação desses profissionais, mas agora enfrentaremos outra etapa que é buscar aporte, para o desenvolvimento, no tocante a estruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para esses servidores”, esclareceu o secretário de Administração, Celso Alves Barreto Albuquerque.

O Agente Comunitário de Saúde, José Ferreira Flor, há mais de 14 anos na profissão, sente-se aliviado e realizado com sua efetivação. \"De agora em diante estamos devidamente certificados nas funções que exercemos. Não precisamos ser submetidos a processo seletivo anual. Uma tranquilidade para quem vivia na expectativa de enfrentar esse teste a cada ano trabalhado”, frisou.

Outro profissional que agora se tranquilizou, diante do cumprimento do compromisso firmado pelo prefeito foi o senhor Ivan Nilson Rondon Mendes, que é Agente de Combate a Endemias. “Muitos não acreditavam que isso pudesse acontecer. Para a categoria o ato  representa a realização profissional e reconhecimento ao esforço do trabalho realizado em prol de uma saúde de qualidade. Agradecemos ao prefeito e sua equipe pela sensibilidade à nossa causa”, agradeceu o agente.

A saúde pública requer humanização, cuidados e atenção junto à população, ao aparato físico e tecnológico nas unidades de saúde, como também a valorização de todos os profissionais de saúde envolvidos nesse processo. “Cuidar da saúde não é só oferecer remédio, tecnologia de ponta e atendimento, mas capacitar e valorizar os nossos profissionais, em todas as áreas, não só da saúde, porque isso nos traz em contrapartida realizarmos bem o nosso trabalho, e interfere ainda na dedicação e auto-estima que  também são requisitos para se prestar um melhor serviço público à nossa população”, finalizou o prefeito, Walace Guimarães.

Participaram também do evento Edson Vieira (Saúde), Wilson Cutas (Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de MT), Luciane Zampone (representando o Deputado Federal – Valtenir Pereira), Cidomar Arruda Velo (Esporte, Lazer e Cultura), Eduardo Balbino Ferreira (Comunicação Social), Ismael Alves da Silva (Governo), Louriney dos Santos Silva (Comandante da Guarda Municipal), Roldão Lima Júnior (Serviços Públicos e Transportes), Zelandes Santiago dos Santos (DAE/VG), Vereadores por Várzea Grande e agentes de saúde e de endemias.

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/