Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 11h02
Bairro Jardim União recebe o Orçamento Participativo nesta segunda

Da Redação

Moradores do bairro Jardim União receberão nesta segunda-feira (17) uma equipe da Prefeitura de Cuiabá para que apresentem suas demandas de melhorias no local, atendendo ao programa Orçamento Participativo 2014/2015. A reunião terá início às 19h30 e será realizada na Escola Lenine Campos de Póvoas.

O Orçamento Participativo está sendo organizado pela Secretaria de Governo de Cuiabá, por determinação do prefeito Mauro Mendes. Por mês, deverão ser realizadas oito reuniões em todas as regiões da capital, até o mês de setembro, completando a estimativa de 32 encontros neste ano.

Na terça-feira (18), moradores do bairro Grande Terceiro, e, na quinta-feira (20), do bairro Itapajé, também serão atendidos pela administração e poderão dar sugestões de obras nesses locais. Nesta primeira fase do programa, são discutidos os principais setores que necessitam de investimento, como pavimentação e saúde, por exemplo.

O secretário de Governo de Cuiabá, Fábio Garcia, lembra que pela primeira vez uma administração coloca o Orçamento Participativo em prática e pede que toda a população dos locais onde ocorrerão as reuniões continuem a participar do programa. A meta, afirma, é que até o final do ano 14 mil pessoas sejam ouvidas.

“Tivemos um resultado excelente no ano passado e conseguimos atender os principais anseios dos munícipes. Queremos continuar com esse trabalho, para que a população tenha cada vez mais fácil acesso à Prefeitura de Cuiabá e possa participar das decisões da administração”, pontuou.

Durante cada reunião são escolhidos delegados, que passam a representar os respectivos bairros. No ano passado, foram apontados 93 delegados, que puderam levar à equipe da Secretaria de Governo quais eram as principais áreas que necessitavam de melhoria em infra-estrutura. Em 2013, pavimentação e construção de creches foram as principais demandas.

A verba atribuída ao Orçamento Participativo é originária do IPTU. Exatos 25% do valor deste imposto que for arrecadado pela administração, conforme determinado pela legislação, deve ser encaminhado ao programa.

Neste mês, ainda serão realizados encontros nos dias 24 e 25 nos bairros Residencial Paiaguás II e Altos da Boa Vista, respectivamente. Em abril, a primeira reunião será feita no bairro São Francisco, no dia 2. Os locais dos demais eventos serão divulgados no site da Prefeitura de Cuiabá.


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/