Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 09h31
Fórum de Peixoto atinge 85% de êxito em conciliações


Do dia 1º a 17 de fevereiro, o Centro de Conciliação da Comarca de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá) realizou 85% de acordos. Em janeiro, de 7 (quando o Poder Judiciário retornou do recesso forense) até o dia 31, o número de acordos alcançou 82%. Os resultados ultrapassaram a expectativa da juíza Cristhiane Trombini Puia Baggio, já que o centro foi inaugurado recentemente, em 13 de dezembro de 2013, e ainda não realizou o primeiro mutirão, que será em parceria com a Prefeitura, relativo a débitos fiscais.

Segundo a magistrada, todos os casos que estão sendo atendidos pelo centro são pré-processuais, ou seja, são pessoas que estão procurando resolver demandas referentes a relações de consumo ou alimentos de forma conciliatória, sem ingressar com ação na Justiça. “Nós percebemos que a população está satisfeita e que os servidores estão trabalhando com mais disposição”, disse a magistrada. Os benefícios da conciliação são comentados por quem usa o serviço e, com isso, a procura pelo centro só aumenta.

A magistrada explica que muitos advogados também têm demonstrado interesse em conciliar e por isso vêm peticionando em seus processos pedidos nesse sentido, principalmente nas ações em que as partes são instituições bancárias. Em razão desses pedidos, a juíza está planejando realizar um mutirão em que as partes são instituições bancárias. Antes porém, os servidores que atuam no núcleo estão fazendo uma triagem dos processos que podem ser selecionados para um mutirão.

A juíza Cristhiane Trombini Puia Baggio responde pela 1ª e 2ª Vara de Peixoto de Azevedo, além de ser diretora do Foro da Comarca e coordenadora do Centro de Conciliação.


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/