Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 15h10
NADA MUDOU
Mauro só abrirá novo hospital quando receber verbas federais

Gazeta

\"KLEBER-MAURO\"

 

Com diversas reclamações em relação ao funcionamento do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, a construção do Hospital São Benedito é apontada pela Prefeitura como única alternativa concreta para solucionar o caos encontrado na rede pública de saúde. A unidade, com capacidade para 200 leitos está à espera de recursos do governo Federal para ser concluída.

A previsão é de que após a liberação do repasse, o hospital entre em funcionamento em 60 dias. A 79 dias da realização dos jogos da Copa do Mundo, médicos e população querem saber como funcionará a saúde do município com a chegada de milhares de turistas e profissionais durante o Mundial.

Na semana passada, alguns dos problemas encontrados no Pronto-Socorro de Cuiabá foram expostos à população. Comunicações internas (CIs) de médicos e profissionais relataram, por exemplo, falta de medicamentos, ausência de plantonistas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de questões estruturais.

Presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Elza Queiroz destaca que o caos na saúde pública já é um problema crônico acumulado há vários anos. Ela conta que em 2011, o sindicato elaborou, a pedido dos profissionais, um documento-denúncia, encaminhado a diversos órgãos.

Nele, os médicos faziam 2 pedidos, sendo o primeiro a remoção de pacientes do chão e corredores do PS e o segundo, a construção de uma nova unidade.“Esse documento tem 3 anos e nenhum de nossos pedidos foi atendido. As secretarias de saúde do Estado e município estão trabalhando em planos emergenciais só agora, acreditando que isso será suficiente. Porém, se não há capacidade para atender a demanda com a população que temos hoje, imagine com o acréscimo de milhares de pessoas durante a Copa”.

De acordo com o secretário de Comunicação de Cuiabá, Kleber Lima, a Prefeitura tem investido no funcionamento do Hospital São Benedito como solução a médio prazo na rede pública de saúde. Com sua entrega, prevista para antes dos jogos da Copa, 200 novos leitos estariam à disposição da população.

Lima acrescenta que em relação às denúncias publicadas por médicos do PS, alguns pontos já foram resolvidos.“O São Benedito depende de recursos federais para estar funcionado e a Prefeitura está trabalhando na cobrança desses repasses. Quanto aos medicamentos do PS, o estoque já foi todo reposto neste final de semana e não há mais nenhum remédio em falta na unidade”.


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/