Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 10h51
SEM CAMPANHAS
MPE questiona \"fábrica de dinheiro\" do Detran de Mato Grosso

Da Redação

O Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) foi criticado pela formação de novos condutores. De acordo com o promotor Alexandre Guedes, o órgão bateu recordes de arrecadação em 2013, porém, nada investiu em campanhas de educação e capacitação de motoristas.

Diante disso, uma das próximas ações do MPE será cobrar do Detran/MT quais suas ações no setor. “Vemos irregularidades graves sendo cometidas por motociclistas no trânsito. Minha dúvida é se essas pessoas foram realmente capacitadas ou se a formação foi concluída de forma correta”.

No ano passado, cerca de 81 mil autos de infração foram emitidos pela SMTU, em Cuiabá. Segundo o secretário-adjunto da SMTU, Thiago França, entre as principais irregularidades cometidas por motoristas está o uso de celular, passagem no sinal vermelho e falta de cinto de segurança. “O Detran/MT precisa reformular o processo de formação de motoristas. É nítido que, principalmente, no caso de motociclistas, essa preparação não está sendo a ideal e eles vão para as ruas mesmo sem estarem preparados para lidar com os problemas do trânsito”.

França acrescenta que um fator preocupante é o crescente número de motociclistas dirigindo sem habilitação. Dados do Detran/MT dos últimos 3 anos mostram que o índice de motoristas não habilitados flagrados em blitzes e campanhas de fiscalização giram em torno de 33%.

OUTRO LADO

Presidente do Detran/MT, Eugênio Destri explica que no que se refere à formação de condutores, a autarquia cumpre a legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que, por isso, não é possível interferir no processo de aprendizagem dos alunos. Sobre a fiscalização de motoristas não habilitados, Destri acrescenta que nesta quinta-feira (20) será dado início em Cuiabá, a operação Lei Seca, que visa não só vistoriar o nível de embriaguez ao volante como também a habilitação de motoristas.MP


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/