Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 16h13
Estado não paga empresa e pacientes ficam sem fazer tratamento fora de MT

Da Redação

Com 13 mil usuários cadastrados e uma média de 250 pacientes que viajam por mês, a Central de Regulação de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) está há mais de uma semana sem oferecer passagens, áreas ou rodoviárias, para as pessoas que realizam tratamento em outros estados. Para quem precisa desse auxílio de custo, há o risco de piora no quadro de saúde, pois há casos de transplantados que precisam retornar ao médico a cada 15 dias para dosar os medicamentos.

 Apesar da informação da assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de que a questão foi resolvida na segunda-feira (17) e que o atendimento seria normalizado na tarde de ontem, pacientes que ligaram durante a manhã na Central foram informados de que não haveria previsão para a liberação de novas passagens. 

Presidente da Associação de Pacientes Renais e Transplantados de Mato Grosso, Luzia Canavarros afirma que muitos pacientes reclamaram da suspensão das passagens, que teria ocorrido por uma falta de pagamento do governo do Estado às companhias aéreas. “Uma semana pode ser uma vida inteira para quem precisa de tratamento. Quem faz transplante em outros estados, precisa constantemente voltar para consultas e para pegar medicamentos. Isso não pode esperar uma semana ou mais, como o  que está acontecendo. E ainda existem os pacientes que estão em outros estados e não conseguem voltar para casa e precisam coninuar com a hemodiálise”.

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/