Terça-Feira, 01 de Abril de 2014, 06h51
Governo capacita mais de 500 trabalhadores do SUAS

Da Redação

Com a participação expressiva dos operadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Mato Grosso, teve início nesta segunda-feira (31.03) o Programa Nacional de qualificação profissional para os trabalhadores da área: o CAPACITASUAS. 

Realizado pelo Governo Federal, por meio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Fome) e execução direta do Governo de Mato Grosso, pela atuação da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), o CapacitaSUAS conta com a participação de mais de 500 participantes, representantes dos 141 municípios. 

Com base nas informações coletadas pelos técnicos da Setas nos municípios do Estado e com a ajuda de profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o CapacitaSUAS pretende discutir os ajustes necessários para melhoria da oferta de programas e serviços socioassistenciais em todas as regiões do Estado. 

A capacitação teve início com a aula inaugural ministrada pela secretária adjunta Nacional de Assistência Social (MDS), Valéria Gonelli, sobre a Política de Assistência Social e o Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS). De acordo com ela, trata-se de um “esforço coletivo – União, Estado e Municípios – para a consolidação das políticas públicas de combate à extrema pobreza”. 

Presente na solenidade que marcou o início dos trabalhos de capacitação, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira, enalteceu o empenho da equipe técnica para a execução do evento e destacou a importância desta ação governamental para o melhor atendimento aos usuários do Suas. “Essa capacitação deverá contribuir de forma significativa para o nivelamento técnico dos operadores do Suas e, consequentemente, melhor condução dos trabalhos e serviços socioassistenciais oferecidos à população mato-grossenses”. 

Representando a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli, o Pró Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso, Maestro Fabrício Carvalho, parabenizou o Poder Público por proporcionar aos trabalhadores cursos de capacitação que visam o melhor atendimento à população. 

“Com todo o conhecimento e pragmatismo da UFMT na capacitação nos recursos humanos, essa iniciativa deverá equalizar as diferenças sociais do Estado de Mato Grosso”, avaliou Fabrício Carvalho. 

Para a assistente social Maria Luzanira Alencar, de Nova Olímpia, uma das primeiras agentes a se inscrever no CapacitaSUAS, será uma grande oportunidade de aprender mais e trocar experiências com os trabalhadores de outras localidades de Mato Grosso. “Não tenho dúvidas de que sairemos do CapacitaSUAS ainda mais preparados e motivados a atuar na Assistência Social, a favor daqueles que mais precisam”, avaliou.


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/