Terça-Feira, 07 de Julho de 2015, 17h36
Escola João Crisóstomo promove palestra sobre divisão do poder

Da Redação

Em uma ação integrada ao Programa Voto Consciente, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, a Escola Professor João Crisóstomo, localizada no Bairro Dr. Fábio II, em Cuiabá, realizou na manhã desta terça-feira (07/07), uma palestra para cerca de 150 estudantes do Ensino Médio. O tema discutido foi a Divisão do Poder, ministrada pelo professor Álvaro José Ormond.

O Programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, e tem o objetivo de fomentar a formação crítica dos jovens eleitores e estimular a participação política livre e democrática no processo eleitoral. O programa também oportuniza aos alunos a vivência de todas as etapas do processo eleitoral, com atividades que envolvem estudantes e professores.

Com um pátio lotado de estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, o professor de matemática fez um retrospecto na história e falou sobre o voto no Brasil nos períodos do Império e Velha República. Em seguida, o professor explicou aos alunos como se estabelece a divisão dos três poderes políticos (Executivo, Legislativo e Judiciário), bem como as atribuições de cada um.

De acordo com Giselia Divino Fonseca da Silva, coordenadora do Programa Voto Consciente na Escola Professor João Crisóstomo, a iniciativa de realizar uma palestra surgiu da necessidade de repassar aos alunos informações sobre o assunto. “O objetivo é fazer com que os jovens tenham conhecimento sobre o processo democrático e associem o voto como uma ação reflexiva”, afirmou a professora.

Na avaliação do professor Álvaro, é necessário haver conhecimento sobre a função de cada poder político e estimular os alunos para a escolha do candidato de maneira criteriosa. “É uma aula de cidadania. Há necessidade de incentivar estes jovens para uma participação ativa e consciente no processo democrático”, finalizou.


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/