Sábado, 11 de Julho de 2015, 19h42
Festa julina entre recuperandos e servidores promove a ressocialização

Da Redação

Bandeirolas, balões de papel, comidas típicas, vestidos de chita e música ao vivo compuseram o cenário de uma festa julina completa, que foi ofertada aos recuperandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), na tarde de sexta-feira (10.07). O "Arraiá do CRC", realizado pela equipe de educação da unidade, cumpriu com a finalidade de promover a ressocialização e aproximar a equipe de servidores daqueles que lá cumprem pena. 

De acordo com a coordenadora de educação da unidade, Marlene Sebastiana da Silva, a comemoração faz parte do calendário escolar. Todo o trabalho foi desenvolvido por uma equipe formada por cinco servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e 12 professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

“Nós preparamos essa festa pensando na ressocialização dos alunos e na confraternização da equipe”, explicou a coordenadora. A festa, realizada na área de banho de sol, foi destinada a aproximadamente 110 reeducandos que estudam, trabalham e que por apresentarem bom comportamento são beneficiados com ações como essa. 

Quem garantiu a música ao vivo foi Moisés Magalhães Brandão, que tem 55 anos e cumpre pena há mais de três. O violeiro cantou clássicos da música sertaneja e alegrou os outros internos. Entre eles está Marcelo Alves, 33 anos, que se caracterizou de caipira com um vestido de chita cedido pelas professoras e a botina que usa durante o trabalho na marcenaria. “A gente se alegra com essas oportunidades que mudam até o clima da unidade”. 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, destacou que ações como esta, voltadas para a ressocialização, têm origem na garantia dos direitos humanos destes cidadãos. “Ações básicas como esta preparam eles para o retorno à família e à vida em sociedade. E isso depende diretamente do entendimento e da participação dos servidores, principalmente dos agentes penitenciários, que em Mato Grosso têm mostrado total comprometimento”, afirmou o gestor. 

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/