Segunda-Feira, 13 de Julho de 2015, 11h53
TRE e Hemocentro realizam cadastro de doadores de medula

Da Redação

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em parceria com a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC-MT) e o Hemocentro, realizarão no próximo dia 23 de julho, nas dependências do TRE-MT, a Campanha de Medula Óssea. O evento tem como intuito a conscientização dos servidores  para a doação da medula óssea.

A campanha terá duas etapas. A primeira acontecerá no dia 23, que será feito um cadastro de doação, onde os servidores preencherão um formulário  com dados pessoais. Após o cadastro, é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10 ml para testes. O procedimento é simples e tem a duração de aproximadamente 10 minutos.

Qualquer pessoa entre 18 a 54 anos pode fazer a coleta, sem restrições.  Os servidores que desejam participar do evento poderão se apresentar no stand do Hemocentro, portando o documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira de trabalho, certificado de reservista ou passaporte).

Após a coleta do sangue, a amostra será destinada ao laboratório para realização de testes, que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e o paciente.  O servidor ficará cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula (REDOME). Quando houver um paciente compatível e precisando de um transplante, o doador será convocado para realizar a doação.

O que é Medula Óssea?

Medula Óssea é a matriz do sangue que contém as células mãe (células tronco) que originam os glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos.

O transplante da medula óssea é indicado para as pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemia, hemoglobinopatias, crianças com doenças genéticas e em casos de aplasia de medula. As pessoas que necessitam ser submetidas ao transplante de medula óssea devem fazer os seus cadastros no Registro de Receptores de Medula Óssea (REREME).

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/