Segunda-Feira, 20 de Julho de 2015, 14h19
SINDICÂNCIA
Idoso achado vivo em necrotério do PS morre; caso é apurado em Cuiabá
Médicos ainda serão investigados pelo CRM

Da Redação

uti-ps.jpg

 

Por meio de nota a imprensa, a Secretaria de Saúde de Cuiabá informou que abriu sindicância para apurar as responsabilidades dos profissionais que encaminharam o corpo de Vitalino Ventura da Silva, 57, ao necrotério do pronto-socorro de Cuiabá sem que ele estivesse morto. O caso ocorreu na madrugada do último sábado.

De acordo com as informações, no momento em que Vitalino foi declarado como morto, haviam dois médicos e um enfermeiro na sala vermelha do pronto-socorro. A atuação dos médicos também será investigada. “A SMS também encaminhou solicitação ao Conselho Regional de Medicina (CRM) de Mato Grosso para uma investigação sobre o caso, especialmente no que se refere a atuação dos profissionais médicos”, diz ainda a nota.

A Secretaria destacou que o paciente deu entrada em estado gravíssimo e estava em estado terminal de câncer na laringe. Após ficar mais de uma hora no necrotério e ser reencaminhado a Sala Vermelha, Vitalino foi levado a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na noite de domingo.

Todavia, por volta do meio-dia, a morte dele foi confirmada pelos médicos do pronto-socorro. “O corpo está sendo transferido para o Instituto Médico Legal (IML) para a determinação da causa morte e a expedição do laudo que resultará no Atestado de Óbito”, completa a nota.

Veja a íntegra da nota:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lamenta o fato ocorrido nas dependências da Sala Vermelha do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá na madrugada do último sábado (18), no qual o paciente V. V., de 57 anos, que era paciente terminal, teve morte equivocadamente atestada pela equipe médica que o assistia, e esclarece que:

01) A Secretaria determinou nesta segunda-feira (20.07) a abertura de uma Sindicância para apurar as circunstâncias do ocorrido, bem como as responsabilidades dos profissionais envolvidos no caso.

02) A SMS também encaminhou solicitação ao Conselho Regional de Medicina (CRM) de Mato Grosso para uma investigação sobre o caso, especialmente no que se refere a atuação dos profissionais médicos.

03) A secretaria também comunica, com pesar, que o paciente V.V. veio a óbito por volta do meio dia desta segunda-feira, na UTI do Pronto Socorro, e que seu corpo está sendo transferido para o Instituto Médico Legal (IML) para a determinação da causa morte e a expedição do laudo que resultará no Atestado de Óbito.

VEJA MAIS

Idoso encontrado vivo em necrotério não resiste e morre no PS

Homem levado vivo ao necrotério é transferido para UTI de hospital

Idoso é achado vivo dentro do necrotério do PS de Cuiabá

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/