Terça-Feira, 21 de Julho de 2015, 18h15
Mediadores judiciais são formados em Rondonópolis

Da Redação

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Rondonópolis (Cejusc), que será instalado nas dependências do Fórum, contará com 29 conciliadores/mediadores. A iniciativa se deve ao Curso de Capacitação em Técnicas de Mediação Judicial, conforme estabelece a Resolução nº 125/2010 do CNJ, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O curso foi realizado de 13 a 17 de julho nas dependências da Faculdade Anhanguera – Rondonópolis.

Dentre os participantes que receberam o treinamento dos instrutores Sebastião José de Queiroz Júnior, Ubiracy Nogueira Félix e Waléria Martins Vieira, estavam serventuários da justiça, acadêmicos e operadores do Direito.

Para obterem os seus certificados, os conciliadores/mediadores, além de terem recebido o treinamento de 40 horas/aula (conforme prevê a Resolução 125/2010), deverão realizar no mínimo 12 sessões de conciliação/mediação nas quais tenham comparecido as partes e que seja desenvolvido todo o processo de conciliação/mediação, com ou sem acordo, e mais uma sessão final que será observada por dois supervisores, nas quais atestarão a aptidão para o exercício da função de mediador judicial, conforme dispõe a Ordem de Serviço nº 01/2014 – NPMCSC - TJ/MT, explicou Cláudia Beatriz Schmidt, juíza coordenadora do CEJUSC de Rondonópolis.

Durante o curso, foram arrecadados 36 pacotes de fraldas geriátricas (310 unidades) que serão doados para o Lar dos Idosos de Rondonópolis.

Segundo Adeneele Garcia Carneiro, participante do curso e professora de Direito, “ao participar deste curso, aceitei o desafio de trilhar o caminho da moderna jurisdição, que se efetiva por meio da conciliação e mediação, ambos instrumentos hábeis de promoção de acesso à justiça e pacificação social, em consonância com os ditames constitucionais. Razão pela qual, eu, enquanto articuladora de aprendizado, pretendo aplicar e disseminar o conhecimento adquirido”.

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/