Quarta-Feira, 29 de Julho de 2015, 18h19
Fepeti e OIT debatem do Plano de Erradicação do Trabalho Infantil

Da Redação

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti-MT) debateu, ao longo do mês de julho, a atualização do Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do trabalho Infantil no estado. A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) é uma das 26 entidades participantes do Fórum que tem como secretário executivo o titular da Setas Valdiney de Arruda. 

Nos dias 22 e 23 de Julho o Fórum ofereceu apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma atividade de planejamento estratégico para atualização do plano. Nesta oportunidade as entidades realizaram um amplo debate sobre os avanços já conquistados e os desafios para os próximos anos na luta pela erradicação do trabalho infantil, além disso, foram definidas diretrizes e eixos de ações prioritárias que deverão nortear os próximos anos. 

“Temos que efetivar as ações o mais rápido possível para que não percamos mais tempo. A erradicação do trabalho infantil é uma prioridade para nós e vamos fazer todo o possível para que isso aconteça com o máximo de celeridade”, destacou o secretário executivo do Fepeti-MT, Valdiney de Arruda. 

Ainda de acordo com o gestor, uma das metas é criar instrumentos que auxiliem a renda das famílias por meio do próprio trabalho. “Quando uma família tem condições razoáveis para o seu sustento, a erradicação do trabalho infantil é quase que automática. Então, nós também trabalhamos neste sentido e investimos na qualificação para a transição da escola ao trabalho e, é claro, na idade correta para dar início à vida produtiva”, ponderou. 

O Fórum continuará no próximo mês o debate referente à atualização do Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do trabalho Infantil em Mato Grosso. Nesta próxima etapa serão definidas as atividades que serão realizadas e será firmado um plano de ação para combater o trabalho infantil no estado. Todas as mudanças deverão ser aprovadas na Conferencia Estadual da Criança e do Adolescente, que acontece de 16 a 18 de setembro. 

O Fepeti-MT 

O Fepeti-MT foi criado com o objetivo de ser um espaço permanente de articulação e de mobilização dos agentes institucionais preocupados com a problemática do trabalho infantil. Ele se propõe a abarcar discussões sobre questões envolvendo o trabalho de crianças e adolescentes, buscando a implementação de ações de prevenção e de erradicação desta atividade. 

Dentre as atuações do Fepeti-MT estão o fomento às ações que promovam a prevenção e erradicação do trabalho infantil; a promoção do controle social e acompanhamento das ações relacionadas ao tema trabalho infantil; a integração de programas e ações de enfrentamento ao trabalho infantil e a divulgação de informações referentes à prevenção e erradicação.


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/