Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015, 15h33
Deputado de MT promove audiência para debater a redução da energia

Da Assessoria

O deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT) conseguiu aprovar o requerimento de uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia para discutir a decisão do desligamento de 21 usinas termelétricas e os efeitos dessa medida sobre os custos da energia elétrica no Brasil. A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), na Câmara dos Deputados, e o requerimento foi aprovado por unanimidade. 

“Com o desligamento das térmicas, que produzem uma energia mais cara, existem a possibilidade da redução do preço da energia para o consumidor. É isso que queremos discutir com o governo. Vamos lutar para que a economia gerada pelo desligamento, se transforme em uma conta mais barata para a população”, explicou o deputado.  

Por causa do desligamento, o Ministério de Minas e Energia estima uma economia mensal de R$ 5,5 bilhões na operação. Até agora as usinas termelétricas estavam sendo usadas em nível recorde para compensar o baixo volume dos reservatórios das hidrelétricas, o que vinha contribuindo para o aumento das tarifas da conta de luz. 

Foram convidados para participar da audiência pública o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Wilson Grudtner; o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete Rufino; o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; o presidente da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget), Xisto Vieira Filho; o presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia, Carlos Faria e o presidente da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa. 

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/