Sexta-Feira, 21 de Agosto de 2015, 17h40
Pepeu Pereira disputou duas finais do Troféu José Finkel de Natação

Da Redação

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu José Finkel, realizado no Parque Aquático do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, com participação de 389 atletas de 40 clubes, teve como finalista em duas categorias, o mato-grossense Luiz Pedro Ribeiro Pereira, mais conhecido por Pepeu.

Pepeu foi o único nadador de Mato Grosso que representou o Estado na competição. Ele competiu em quatro provas e participou de duas finais, na competição que começou na última segunda-feira (17.08) e segue até sábado (22.08). Na segunda-feira, Pepeu competiu nos 100 metros costas, mas optou não nadar na final para descansar. O nadador mato-grossense participou da final nos 100 metros borboleta e ficou em quarto lugar na final dos 200 metros borboleta.

"Esse é um torneio difícil, com um nível de competição muito alto. Todos os nadadores vieram muito bem preparados, mas estou feliz com os resultados obtidos. Agora é corrigir os erros e treinar para os próximos campeonatos," destacou Pepeu.

Pepeu Pereira é trabalhador-atleta da indústria Milan Flex, patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). O nadador que já conquistou mais de 700 medalhas, foi medalhista em campeonatos como Mercosul, Brasileiro, assim como recordista do Centro-Oeste e Mato Grosso. Ele também é medalhista nos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs) e nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), além de campeão dos Jogos Mundiais do Trabalhador, organizados pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT).

O 44º  Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação leva o nome de José Finkel, em homenagem ao nadador paranaense, que morreu aos 17 anos. José Finkel foi um promissor nadador brasileiro, que aos 17 anos era considerado o melhor peitista (nadador especializado em nado de peito) do Estado do Paraná.

Ainda aos 17 anos, em 1970, ele foi diagnosticado com câncer nos vasos linfáticos e morreu algumas semanas depois. Após isso, ninguém do clube foi treinar mais. No inverno de 1971, nasceu a competição Troféu José Finkel, que era competida em piscina de 25 metros. Mas com o tempo, o torneio ganhou destaque e ganhou a conotação de Brasileiro de Inverno e esporadicamente é disputado em piscinas de 50 metros.  

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/