Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015, 20h45
Capacitação de servidores será focada na qualidade do atendimento ao cliente

Da Redação

A primeira fase do Programa de Atendimento e Difusão do Conhecimento Fiscal, promovido pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso a partir de segunda-feira (31), no auditório da Arena Pantanal, terá como foco principal a qualidade no atendimento ao contribuinte. Cerca de 80 servidores fazendários serão capacitados de 31 de agosto a 04 de setembro, sendo que haverá uma turma no período matutino e uma no vespertino. 

A qualidade no atendimento aos clientes é uma das prioridades da Sefaz-MT, segundo o secretário adjunto de Atendimento ao Cliente, Carlos Daniel Barão. Ressalta que o contribuinte deve ser bem atendido, bem como receber suporte satisfatório por parte do atendente da secretaria. “O atendimento tributário da ponta da Sefaz tem que estar preparado para fazer isso com qualidade, celeridade, agilidade e cunho resolutivo, por isso teremos esse enfoque na capacitação”, afirma. 

Barão explica, ainda, que o objetivo desse treinamento é inserir o servidor público fazendário nas transformações que vêm sendo promovidas pelo Governo do Estado. Além das resoluções de problemas operacionais e dúvidas relacionadas aos principais produtos da Sefaz-MT, a capacitação tem a finalidade de reforçar o viés da cidadania fiscal, da transparência e a melhoria no atendimento por meio da adoção de técnicas mais eficientes para realizar o atendimento tributário. 

A capacitação envolverá os servidores da SAAC e da Secretaria Adjunta da Receita Pública (SARP). O secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, é quem a abrirá a programação com a palestra “A Importância do Atendimento do Cliente Contribuinte”, das 8h às 8h30 e à tarde das 14h às 14h30. Em seguida será a vez da secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção de Mato Grosso, Adriana Vandoni, que falará sobre Transparência, das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h. As demais palestras serão ministradas por servidores com capacidade técnica reconhecida e por gestores da Sefaz-MT. 

Servidores do interior poderão acessar todo o conteúdo abordado durante a capacitação por meio de vídeos que serão disponibilizados posteriormente. 

Programa 

O Programa de Atendimento e Difusão do Conhecimento Fiscal lançado pela Sefaz é parte do pacote de três mil ações que serão realizadas até dezembro de 2015 e que compõem o Transforma Mato Grosso, um programa mais abrangente do Governo do Estado, pactuado entre todos os secretários. 

Além disso, o programa é composto por outras duas frentes de trabalho, sendo uma delas reduzir a distância entre secretaria e contribuinte. Para isso serão realizadas palestras entre os dias 08 e 11 de setembro para entidades de classe (CDL, Fecomércio, Fiemt), contadores e contribuintes em geral, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), onde também será montada uma estrutura de atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

Na terceira semana (14 a 18) o plantão fiscal das agências fazendárias, tanto de Cuiabá quanto do interior, será reforçado, com mais servidores disponíveis. À noite, superintendentes e gerentes da Sefaz estarão nas universidades da Grande Cuiabá, dando palestras para a comunidade acadêmica dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis sobre cobrança e destinação dos impostos estaduais (ICMS, ITCD e IPVA). 

O secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, afirma que levar conhecimento e atendimento até o contribuinte é uma forma de quebrar paradigmas e também de mostrar que o foco da Sefaz é trabalhar para garantir a satisfação do cliente. 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/