Terça-Feira, 01 de Setembro de 2015, 11h56
Desembargador Gervásio será homenageado pelo TJMT

Da Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso irá prestar homenagens póstumas ao desembargador Gervásio Leite em razão do centenário de nascimento dele, a ser completado em 19 de junho de 2016. Dessa forma, a antessala do Auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso será nominada e intitulada como Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite. A cerimônia será no dia 16 de setembro de 2015, em horário a ser confirmado.

A decisão foi tomada por unanimidade durante sessão administrativa do Tribunal Pleno em 20 de agosto. Segundo a relatora em substituição do processo, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o desembargador destacou-se na história de Mato Grosso como deputado estadual, jornalista, poeta e membro da Academia Mato-grossense de Letras.

Os desembargadores Sebastião de Moraes e Márcio Vidal também lembraram que por muito tempo ele foi professor catedrático da faculdade de direito, “célula mater da Universidade Federal de Mato Grosso”.

Leia abaixo a biografia do desembargador produzida pela Academia Mato-grossense de Letras.

Biografia Gervásio Leite

Nasceu em Cuiabá-MT, aos 19 de junho de 1916. Em 1938, com 22 anos, diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Iniciou carreira como advogado e, ao longo de sua atuação profissional, foi ganhando prestígio, pela sua extensa cultura, inteligência e competência.

Ingressou no Tribunal de Justiça na categoria de Desembargador, no dia 19 de novembro de 1964, aposentando-se no cargo aos 16 de setembro de 1969. No interior dessa Casa de Justiça foi eleito Presidente, na 93ª gestão, assumindo o cargo no ano de 1966.

No campo educacional, sua contribuição foi expressiva, tendo lecionado na Escola Técnica de Comércio e junto à Faculdade de Direito de Cuiabá, depois, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, socializando seus abalizados conhecimentos.

Sua carreira como professor e o entendimento do processo histórico de Mato Grosso levou-o a produzir uma interessantíssima obra que discute o percurso da escola primária de Mato Grosso, desde o século XIX, até a década de 1960: Um século de instrução pública, publicado no ano de 1970, e que se tornou um clássico da historiografia da educação brasileira e mato-grossense.

Deputado Estadual e Constituinte em 1947.

Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso. Jornalista vinculado à Associação de Imprensa Mato-Grossense presidiu e foi co-fundador, em 1939, do jornal O Estado de Mato Grosso.

Gervásio Leite faleceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 10 de abril de 1990, aos 74 anos incompletos.

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/