Quinta-Feira, 03 de Setembro de 2015, 14h28
TRE-MT abre espaço para eventos culturais com lançamento de livro

Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso dá início à política de ampliação do seu espaço físico para eventos culturais e sociais, com o lançamento do livro ‘Família e Sociedade passo a passo: Uma perspectiva multidisciplinar’. O livro é coordenado pela psicóloga especialista em Saúde Mental, Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia de Família, Rosa Graciéla de Campos Lopes, e pela juíza doutora em  Direito Constitucional, membro da Academia Mato-grossense de Letras, Amini Haddad Campos. O lançamento será no dia 7 de outubro, às 19 horas, na Casa da Democracia.

A obra é a primeira de uma série, que reunirá todos os assuntos relacionados à família e ao atual modelo de sociedade. Dividida em quatro capítulos, ela detalha a construção de valores dentro das famílias, os limites educacionais e a construção da personalidade. Assim, sobre este tema, foram incluídos os artigos: Relação de confiança; Valores solidários; Ética nas relações. A desembargadora presidente do TRE-MT, Maria Helena Póvoas, é uma das colaboradoras da publicação. Ela assina o artigo ‘Cidadania Plena’.  

“A sociedade está mais impulsiva e compulsiva. Muito se perdeu nos últimos anos. Temos perdido o padrão do que é certo e errado. Construir uma família neste cenário é uma tarefa difícil, o livro apresenta estas complicações e sugere caminhos para uma vida plena”, explicou a doutora Rosa Graciela de Campos Lopes.

O segundo capítulo do livro, ‘Educação: Cultura, sexo e gênero’, convida os pais para uma reflexão. Nele são apresentados a Construção do ser menino e ser menina; A violência de gênero: Sociedade, família e relações sociais; Sexo e gênero: Feminino e masculino: O genético e o cultural; e Espaços educacionais, profissionais e a potência humana.

Aprofundando a formação da família, o terceiro capítulo, intitulado ‘Da infância: Uma construção positiva’, traz exemplos para a educação de crianças e adolescentes. Estão presentes no capítulo os artigos: A formação da personalidade; Estímulos benéficos à saudável personalidade; Traumas e sintomas: identificando o problema; e A adolescência precoce: razão e enfrentamento. Em todos os capítulos, as coordenadoras apresentam uma introdução e uma conclusão sobre o que foi tratado.

“Hoje existe muito acesso a informação, à comunicação virtual, sendo que às vezes o mais importante, o corpo a corpo, o toque, fica esquecido. Deixar as crianças muito tempo frente à televisão não é uma boa escolha. Nos programas infantis percebemos muito desrespeito dos personagens com seus pais e pessoas adultas, existe muito enfrentamento de crianças e adultos”, comentou a psicóloga.

O último capítulo do livro, ‘A importância do planejamento pessoal e financeiro para a família’, reforça o título de passo a passo. Nele são destacados os textos A importância do equilíbrio emocional para a organização pessoal e financeira; O planejamento pessoal e financeiro na família - Casal sem filhos - Casal com filhos: a infância, a pré-adolescência e a adolescência; Dicas sobre como fazer o planejamento pessoal e financeiro; e exemplos práticos.

“O planejamento familiar é muito importante. Cito como exemplo a decisão do casal em ter um filho. É necessário fazer algumas perguntas antes desta decisão: Eu desejo formar uma família? Este filho seria apenas uma resposta para a pressão da sociedade? Quero apenas segurar casamento (filho não segura ninguém)? Estou pronto para uma relação a três?.

De acordo com ela, superadas estas perguntas e mantida a decisão de se ter um filho, é hora de planejar sua educação. A psicóloga explica que é necessário traçar um caminho, escolher que tipo de adulto os pais desejam que o filho se torne, priorizando a educação.

 

Colaboraram com artigos no livro:

Amini Haddad Campos

Henrique Marques Oliveira

Jaqueline Jacobsen Marques

Joelson de Campos Maciel

Larissa Slhessarenko Ribeiro

Lenine Póvoas

Marcus Vinícius de Campos França Lopes

Maria Helena Gargaglione Póvoas

Olicélia Ataídes da Silva Poncioni

Rosa Graciéla de Campos Lopes

 

Utilização do espaço físico do TRE-MT

Pessoas físicas ou jurídicas poderão solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso a disponibilização do seu espaço físico para eventos de cunho social ou cultural.

A solicitação deverá ser enviada por meio de ofício direcionado à Diretoria Geral, que vai avaliar questões como eventual custo para a Justiça Eleitoral, agenda e disponibilidade do espaço físico, dentre outros.

O setor de protocolo do Tribunal fica no primeiro piso do prédio sede, localizado na Avenida Rubens de Mendonça, 4.750, Centro Político Administrativo.

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/