Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 18h21
Polícia Militar passa a utilizar tecnologia android para fiscalizar o trânsito

Da Redação

A partir desta terça-feira (15-04), a Polícia Militar de Mato Grosso passará a utilizar a tecnologia android nas fiscalizações de trânsito. Com o novo sistema “o policial deixará de atuar de maneira manual para trabalhar de forma eletrônica, com uso de um aplicativo específico, instalado em 100 smartphones”, conforme explica o coordenador de Tecnologia de Informação da PM, capitão Edson Carvalho Junior, A aquisição da tecnologia foi feita por meio de uma parceria entre a PM, a Centro de Processamentos de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e empresa de telefonia Oi. 

De acordo com o capitão Carvalho, foram empregados cerca de R$ 350 mil na aquisição da tecnologia e no treinamento de todo o efetivo do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), responsável pela aplicação das multas. 

O comandante adjunto do BPMTran, Mariowillian Ribeiro, também esclarece que  “com o sistema talonário eletrônico haverá uma redução  no processo de tramitação da multa, no qual o policial, o sistema de informação do Detran e empresa contratada para envio das multas necessitavam de três dias  para concluir todo o processo, da aplicação ao envio da multa ao cidadão infrator”. 

O coordenador de TI da PM explica que somente os 100 smartphones, até então, estão habilitados para aplicar a multa. “Por meio do aplicativo, o policial poderá, além de aplicar a multa de maneira mais rápida e segura, anexar fotos ao sistema como evidência da infração. Esse novo sistema vai refletir diretamente na redução de recurso abertos junto ao Detran”, disse o capitão Carvalho. 

Para ele há outra questão positiva com a implantação da tecnologia: “o policial terá, a qualquer momento, a possibilidade de consultar veículos e condutores. E isso reduzirá a enorme demanda existente de consultas via rádio comunicação, feita por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp”. 

O treinamento de Administração e Uso do Sistema Talonário Eletrônico, aplicado aos 100 policiais BPMTran, foi realizado entre os dias 07 e 11 deste mês, no Comando Geral da PM, em Cuiabá. 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/