Quinta-Feira, 17 de Abril de 2014, 16h20
OPOSIÇÃO
Taques será lançado ao Governo somente em maio

Da Redação

\"taques-jaime\"

 

O nome do senador Pedro Taques (PDT), principal líder oposicionista no Estado, será lançado oficialmente em ato político ampliado, previsto para maio, reunindo as forças dos aliados como o PSDB, DEM, PPS, PV e PSB. O grupo matém conversação com o PP e o PTB, na intenção de trazer ambas as siglas para a composição.

A confirmação dos entrelaces, feita pela deputada Luciane Bezerra (PSB), desperta para um campo promissor ao pedetista, em novas tratativas que poderão fortalecer o palanque no embate eleitoral de 2014. O afunilamento do discurso entre tucanos, democratas e pedetistas ocorreu ontem, durante evento do setor agropecuário, em Campo Novo dos Parecis, que contou com “reforço” do presidenciável, senador Aécio Neves (MG).

Na 7ª Parecis SuperAgro, evento relativo às culturas de segunda safra do Estado, Aécio discutiu informalmente, com Taques e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) o cenário da disputa ao governo no Estado. Líderes do Democratas, como o senador Jayme Campos e o deputado federal Júlio Campos, além do presidente estadual do PSDB, Nilson Leitão avaliaram os encaminhamentos rumo ao pleito geral. Houve ainda aceno favorável para novas discussões com o PP, considerando a presença no evento do presidente progressista, Ezequiel Fonseca e de representantes da bancada estadual.

O presidenciável tucano não poupou o discurso crítico em relação ao governo federal. Relatou o quadro produtivo de Mato Grosso, estado de pujança na balança comercial vinculado ao setor primário, que vive um paralelo amargo sobre investimentos na logística.

O principal líder tucano do país também acenou positivamente para a autonomia do partido no Estado para decidir sobre o projeto político. Em outras palavras, Aécio valida inclusive a formação de um palanque suprapartidário, dividido com seu adversário na corrida pela presidência, Eduardo Campos (PSB).

Luciane Bezerra lembrou que todos os trabalhos estão sendo realizados para aumentar o leque de apoiadores da candidatura de Pedro Taques. “Temos um trabalho que vem sendo construído com os partidos do grupo, que pensam um projeto de governo para uma transformação da gestão pública. Temos a confiança de que esses apoiadores irão aumentar”, frisou ao analisar as “chances reais” de o PP vir a somar com a oposição.

Ela destaca meta de voltar a conversar com o PTB, independente de a sigla também ter plano majoritário sob Luiz Antônio Pagot.Recentemente, o megaempresário Eraí Maggi admitiu ter a intenção de compor a vice de Taques, ressaltando que cabe ao partido a decisão final.

Ele também lembrou que eventual confirmação do senador Blairo Maggi (PR) na corrida ao comando do Estado mudaria por completo a seara das alianças. Ezequiel Fonseca participou da reunião coordenada pelos partidos governistas, na semana passada. Mesmo assim, pondera não estarem concluídos os entendimentos com o bloco da oposição.

Eraí avalia com Maggi nos próximos dias o cenário para 2014. O senador republicano continua “dominando” o território, mesmo afirmando “não ser candidato”. O certo é que Maggi manterá, até junho no período das convenções, discussões com o PT nacional, o que pode configurar uma reviravolta nos atuais planos eleitorais da oposição e da situação.


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/