Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014, 14h43
Ipem-MT retoma as verificações de cronotacógrafo

Da Redação

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) recebeu do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) um novo equipamento para realizar ensaio em cronotacógrafo, instrumento que registra a velocidade, distância e o tempo dos veículos rodoviários destinados a transportes de cargas perigosas, escolares e de passeio acima de dez lugares e de peso bruto superior a 4,536 toneladas.

De acordo com o presidente do Ipem-MT, Clodoaldo Ferreira, o equipamento anterior já dava sinais de problemas mecânicos. “O Ipem-MT ficou aproximadamente oito meses sem realizar os ensaios em cronotacógrafos por conta dos problemas mecânicos do equipamento antigo, isso poderia causar erros nas verificações. Mas já retomamos esse trabalho que esta sendo realizado em nossa unidade localizada no Distrito Industrial de Cuiabá”.

Clodoaldo ressalta ainda, que mesmo o Ipem-MT ficando esse tempo sem fazer as verificações, os veículos sujeitos a esse trabalho não ficaram sem atendimento. “Temos no estado várias empresas de selagem do crono e também temos alguns postos de ensaios aqui na Capital, fora o posto de ensaio do Ipem-MT, temos mais dois postos que são empresas privadas credenciadas pelo Inmetro que podem realizar as verificações e emitindo a certificação do cronotacógrafo”.

Para o diretor de fiscalização do Ipem-MT, Renê Rodrigues, a exigência da verificação metrológica nos cronotacógrafos surgiu da preocupação com a segurança nas rodovias devido aos grandes índices de acidentes, muitas vezes, provocados por excesso de velocidade e longas jornadas de trabalho.“O cronotacógrafo é uma espécie de “caixa preta” dos veículos, serve para identificar a verdadeira causa dos acidentes automobilísticos”.

Para mais informações sobre como realizar a verificação em cronotacógrafo é só acessar http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/