Domingo, 11 de Maio de 2014, 10h20
FICOU O SONHO
Em 5 anos, Cuiabá pouco avançou para Copa

Diário de Cuiabá

\"cuiaba-aerea.jpg\"

 

Hoje se completam 1.806 dias desde que o suíço Joseph Blatter, presidente da FIFA, anunciou a lista das doze cidades sedes da Copa do Mundo no Brasil. 

Há quatro anos, onze meses e onze dias, uma multidão reunida na Praça Oito de Abril explodiu em festa ao ter a certeza de que Cuiabá estava entre elas. 

O tempo, que à ocasião já parecia demasiado curto ante as muitas promessas feitas durante a candidatura, está esgotado. 

A um mês da partida inaugural entre as seleções de Chile e Austrália, não resta mais espaço para previsões, estimativas ou revisões de cronograma. 

A realidade da Copa em Cuiabá (e também em Várzea Grande) incluirá tapumes, desvios e canteiros de obra nas principais avenidas. Mas não só. 

No campo da segurança pública, a prometida reestruturação não saiu do papel. Nenhuma obra foi levada adiante e o efetivo da Polícia Militar se manteve. 

A estrutura na área da saúde será praticamente a mesma que havia em 2009. As alterações, pontuais, não irão tirar o protagonismo do deficitário Pronto Socorro Municipal. 

Em termos de atrações para os visitantes, o cenário do Centro Histórico de Cuiabá é um indicativo seguro do que poderia ter sido, e não foi. 

Os milhões em investimentos “garantidos” em Brasília para as principais atrações turísticas (Chapada e Pantanal) não conseguiram se converter sequer em ações básicas, como a sinalização. 

Da Miguel Sutil à Fernando Corrêa, da FEB à Avenida do CPA, nenhum dos investimentos previstos em mobilidade urbana estará plenamente concluído. 

O objetivo, neste momento, é a assegurar a \"trafegabilidade\" nas principais rotas de acesso à Arena Pantanal, como admite o secretário Maurício Guimarães (Secopa). 

Sem alternativa, restou ao governo o pós-Copa. Em vez do próximo 13 de junho, o dia D foi remarcado para 31 de dezembro deste ano. Até lá, diz a nova promessa, todas as obras, incluindo as do VLT, estarão concluídas. 

Restam, portanto, 235 dias para o sonho se tornar, enfim, realidade. Amanhã, serão 234. 

 


Fonte: FOLHAMAX
Visite o website: https://www.folhamax.com/