Mundo Terça-Feira, 19 de Março de 2024, 21h:00 | Atualizado:

Terça-Feira, 19 de Março de 2024, 21h:00 | Atualizado:

TIC TAC

Bolsonaro mandou emitir certificados para ele e filha, diz delator

Documentos foram impressos no Palácio da Alvorada e entregues em mãos ao presidente

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Mauro Cid e bolsonaro

 

O tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse à Polícia Federal, em depoimento, que emitiu os certificados falsos de vacinação contra a Covid em nome de Bolsonaro (PL), em 2022, e da filha de 12 anos do ex-presidente.

Bolsonaro, Mauro Cid e mais 15 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal nesta segunda-feira (18) por fraude em cartões de vacina.

Segundo o depoimento, que compõe a delação premiada de Mauro Cid, a ordem para emitir esses documentos falsos partiu do próprio Bolsonaro.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro informou que os dois documentos foram impressos no Palácio da Alvorada – residência oficial da Presidência da República – e entregues em mãos a Bolsonaro.

A delação de Mauro Cid ainda é mantida em sigilo, mas trechos dela foram incluídos pela PF no relatório que embasou o indiciamento de Bolsonaro, Cid e mais 15 pessoas.

Relator do inquérito das milícias digitais, que inclui trecho sobre fraude nas vacinas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes retirou o sigilo desse relatório nesta terça-feira (19).

Os trechos da delação de Cid dizem o seguinte:

"QUE o presidente [Bolsonaro], após saber que o COLABORADOR [Mauro Cid] possuía os cartões de vacina para si e sua família, solicitou que o COLABORADOR fizesse para ele também; QUE o ex-presidente deu a ordem para fazer os cartões dele e da sua filha [...]; QUE o COLABORADOR solicitou a AILTON [Barros] que fizesse os cartões; QUE o COLABORADOR confirma que pediu os cartões do ex-presidente e sua filha [...] sob determinação do ex-presidente JAIR BOLSONARO e que imprimiu os certificados; QUE solicitou a inserção de dados no sistema CONECTESUS de sua esposa, filhas, ex-presidente JAIR BOLSONARO e de sua filha."

"QUE confirma que recebeu a ordem do ex-Presidente da República, JAIR BOLSONARO, para fazer as inserções dos dados falsos no nome dele e da filha [...]; QUE esses certificados foram impressos e entregues em mãos ao presidente."

Segundo a PF, o "modus operandi" (modo de operação) do esquema era o seguinte:

Mauro Barbosa Cid encaminhava o pedido de fraude ao ex-major do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros;

Ailton enviava os dados ao secretário de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha;

João Carlos usava suas senhas para inserir os dados falsos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Neste caso, o grupo nem sequer precisava dos cartões físicos de vacinação.

Segundo a PF, os dados forjados eram inseridos diretamente no sistema do Ministério da Saúde – e, com isso, os suspeitos conseguiam imprimir certificados de vacinação pelo sistema oficial do ConecteSUS.





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Carlos Nunes

    Quarta-Feira, 20 de Março de 2024, 13h57
  • Pois é, parece que tem 3 Carlos Nunes comentando esta matéria. E isso é bom, significa que AINDA temos Liberdade de Opinião e Expressão...Brevemente não teremos mais isso, pois já criaram o CRIME DE OPINIÃO...e brevemente teremos a CENSURA nas redes sociais. Aí, os 3 Carlos Nunes serão fiscalizados, pra ver o que escrevem, como pensam, etc. Esse filme é manjado do Comunismo. É velho. Aconteceu na China, na União soviética, na Alemanha Oriental, em Cuba, na Coreia do Norte, na Venezuela, Nicarágua...e num monte de países tudo Comunistas. Na Venezuela, tio Chávez fechava rádios, jornais, TV's, que ousavam criticar seu Governo. No YouTube tão dizendo que aqui no Brasil tão perseguindo a Jovem Pan. Quem mais tão perseguindo? Os males do Comunismo são: não tem Liberdade de Opinião e Expressão nem IMPRENSA LIVRE nem Partidos políticos opositores e a religião é vigiada - se criticar o Governo...tá FERRADA.
    2
    1



  • Calos Nunes, O Verdadeiro

    Quarta-Feira, 20 de Março de 2024, 10h16
  • Pois é, o tio Cid deve estar sofrendo muita pressão e tá contando essas mentiras para se safar, pena que eu não posso acompanhar o tio Jair nesse momento difícil. Tenho certeza eu os Iluminati chineses estão operando para essa tragédia, não basta para eles ficarem escondendo que a terra é plana e as vacinas tem microchips com o número da Besta para marcar todo mundo, como foi dito nas Escrituras. Aliás eu nunca tiro meu chapéu feito de papel alumínio, para que ele não consigam ler meus pensamentos, fica a dica.
    1
    0



  • Carlos Nunes

    Quarta-Feira, 20 de Março de 2024, 08h20
  • Pois é, tem 2 Carlos Nunes comentando esta matéria. Certificado de Vacina? Disque foi emitido? Disque? Cadê? Alguém viu? Tá igual as Imagens sobre o dia 8 de janeiro...todos os Órgãos (Supremo, Congresso, Planalto, etc) tem um montão de câmeras...As Imagens ou sumiram...ou foram apagadas ou ficaram tão sigilosas, que nem os Advogados viram. Com as Imagens poder-se-ia individualizar os supostos crimes...e saber o que cada um fez ou não fez. Aí dentro da Presunção da inocência, poder-se-ia fazer a ampla defesa, garantida pela Constituição e pela Lei. Como todo mundo são pessoas comuns...ninguém tem Foro Privilegiado...os Processos começariam na Primeira Instância da justiça Federal. Isso é o correto....o resto é anomalia jurídica...Cadê as Imagens? Nem do imbróglio que aconteceu no Aeroporto de Roma apareceu...Esse negócio de esconder Imagens sobre fatos é estranho pra burro. Ou não? Será que nem a PGR teve acesso às Imagens? O Ministério Público devia ter visto todas...Não existe mais apagar Imagens...ficam na nuvem ou nos HD's...fuçando, acha...
    2
    2



  • Carlos Nunes

    Quarta-Feira, 20 de Março de 2024, 07h52
  • Eu estou começando a ficar preocupado. Pelo jeito a prisão é uma realidade ja para nosso querido ex presidente que esta cada vez mais se afundando nas acusações repletas de provas cabais. Vou torcer pra que as coisas fique bem e que a cela seja de boa qualidade, pois ele merece. Grato
    0
    6











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet