Mundo Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024, 21h:00 | Atualizado:

Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024, 21h:00 | Atualizado:

VEJA O VÍDEO

FAB lança mantimentos para famílias ilhadas no Sul

 

EXTRA

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

lancamento .jpg

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, nesta quinta-feira, uma operação de assistência humanitária no Rio Grande do Sul, para lançar cargas aéreas de mantimentos e itens essenciais às famílias que seguem ilhadas. Após dias de tragédia, diversas comunidades permanecem isoladas devido às enchentes que assolam a região.

A primeira carga, composta por 2,4 toneladas de fardos contendo alimentos e água, foi lançada na cidade de São Jerônimo, localizada a 80 km de Porto Alegre. Com seus 21 mil habitantes, o município foi um dos mais afetados pelas inundações, com muitas famílias sofrendo perdas significativas devido à força das águas. As missões buscam trazer mais agilidade no atendimento à população isolada, uma vez que muitas estradas encontram-se obstruídas.

Coordenado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o primeiro lançamento foi realizado a partir da aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV), o Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG). O avião foi deslocado para operar a partir da Base Aérea de Santa Maria (BASM).

O material foi equipado com paraquedas e deve ser recolhido e distribuído pelas autoridades locais. Após a missão de lançamento, foram transportados 4,5 toneladas de insumos hospitalares e material de resgate até a Base Aérea de Santa Maria (BASM). O material foi embarcado na Base Aérea de Canoas.

Lançamento para família ilhada

Também nesta quinta-feira, uma aeronave SC-105, utilizada para buscas na área de enchentes, lançou mantimentos para uma família que estava ilhada próximo ao município de Rio Pardo. No material lançado, havia garrafas de água, alimentos, lanterna e ponchos.

Os tripulantes da aeronave lançam uma mensagem solicitando que os ilhados sinalizem em caso de necessidade de resgate ou de suprimentos. Os moradores são orientados a montar um sinal de "Y" no chão se precisarem ser resgatados ou "X" se quiserem mantimentos. Neste caso, os ilhados montaram um sinal de X.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet