Uma famosa árvore que permaneceu de sentinela durante mais de 200 anos ao lado da Muralha de Adriano, construída pelos romanos, na Grã-Bretanha, foi “deliberadamente derrubada”, no que as autoridades chamaram de “ato de vandalismo”.
A árvore, localizada no Parque Nacional de Northumberland, no norte da Inglaterra, ficou conhecida por milhões de pessoas em todo o mundo quando apareceu no filme de grande sucesso de Kevin Costner, de 1991, “Robin Hood: Príncipe dos Ladrões”. A polícia disse ter detido um menino de 16 anos após o incidente, que teria ocorrido durante a noite de quinta-feira (28).
A árvore – em um local conhecido como “Sycamore Gap” – estava localizada na histórica Muralha de Adriano, listada como Patrimônio Mundial da Unesco, que foi construída há cerca de 1.900 anos para proteger a fronteira noroeste do Império Romano.
Sycamore Gap foi considerada uma das árvores mais fotografadas da Inglaterra e eleita a Árvore Inglesa do Ano em 2016. A instituição de caridade National Trust – que co-administra o local – disse estar “chocada e triste” com a derrubada da árvore.
Andrew Poad, gerente geral do nordeste do National Trust, disse: “A árvore tem sido uma característica importante e icônica na paisagem há quase 200 anos e significa muito para a comunidade local e para qualquer pessoa que tenha visitado o local”.
A Autoridade do Parque Nacional de Northumberland disse que agora está “trabalhando com as agências e parceiros relevantes com interesse neste marco icônico do Nordeste”.
O Parque Nacional pediu aos visitantes que ficassem longe enquanto o local era tornado seguro. A polícia, que anteriormente disse estar investigando o que se acredita ser um “ato deliberado de vandalismo”, disse que um jovem de 16 anos foi preso em conexão com o incidente.
O adolescente permanece sob custódia policial e está auxiliando os policiais em suas investigações”, postou a Polícia de Northumbria no X (antigo Twitter), acrescentando que a “investigação ainda está em um estágio muito inicial”. Antes da prisão, a força policial descreveu a árvore como um “marco de renome mundial”. “O vandalismo causou choque e raiva compreensíveis em toda a comunidade local e além”, disse um comunicado da Polícia de Northumbria.
O superintendente de polícia Kevin Waring acrescentou: “Este é um dia incrivelmente triste. A árvore foi um ícone do Nordeste e apreciada por muitos que vivem ou visitaram esta região.”