Mundo Sábado, 01 de Março de 2025, 00h:00 | Atualizado:

Sábado, 01 de Março de 2025, 00h:00 | Atualizado:

GARANTIAS

Gilmar defende STF e Moraes em meio a tensão com EUA

 

CNN BRASIL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

GILMAR MENDES.jpg

 

Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes usou as redes sociais, nesta quinta-feira (27), para defender a Corte e o colega Alexandre de Moraes.

“A autodeterminação dos povos – sem hierarquia ou submissão a qualquer Estado – é prevista pela Constituição de 1988 e representa um dos princípios que regem os ministros do STF na defesa dos direitos e garantias fundamentais”, escreveu.

Logo em seguida, Gilmar disse que presta solidariedade a Moraes, que, segundo ele, “segue atuando com ponderação e destemor para a salvaguarda da ordem constitucional brasileira, sem concessões a interesses que, sabemos, conflitam com as balizas traçadas por nossa Carta Magna”. 

Mais cedo, Alexandre de Moraes citou a “soberania do Brasil” e destacou que o país não é mais uma colônia, em meio a tensões e processos que tem o ministro como alvo nos Estados Unidos.

Em sessão da Corte, na qual participou de forma remota, o magistrado afirmou que “é importante que todos nós reafirmemos os compromissos da democracia, direitos humanos, igualdade entre as nações e juramento integral da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do poder judiciário”.

“Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e, com coragem, estamos construindo uma república independente e cada vez melhor”, afirmou.

Na quarta-feira (26), o Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou uma lei para barrar o ministro brasileiro no país. A norma ainda precisa ser votada em plenário.

Segundo os EUA, o movimento é contra as determinações de Moraes que miram as empresas do país, como o X (antigo Twitter).





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Carlos Nunes

    Sábado, 01 de Março de 2025, 06h43
  • Pois é, o maior ERRO de alguns Ministros do Supremo foi deixar tio XANDÃO transformar o Supremo, de maior Corte Constitucional do país, RESPEITADÍSSIMA, em sua Vara Criminal. Pra pessoas que nem Foro Privilegiado tem e pro Golpe que não houve. Tio XANDÃO é ao mesmo tempo Vítima...Inquisidor, abre Inquéritos a vontade, Promotor, acusa uns e outros, e Juiz, tá julgando todo mundo e condenando. Tá errado isso. O Jornalista ALEXANDRE GARCIA narrou o seguinte fato...numa cidade do interior, entraram na casa de um Juiz, depredaram, assaltaram, etc. Mais tarde os criminosos foram presos e, por coincidência, o Processo acabou nas mãos do Juiz, que o recusou. Disse o Juiz, fui vítima, destruíram minha casa, estou emocionalmente envolvido, não posso tratar desse assunto. A Justiça tem que ser IMPARCIAL.. Não pode haver ressentimento, vingança, retaliação, desforra contra àqueles que destruíram minha casa. Ora, tio XANDÃO veio com uma Narrativa Criativa que o queriam sequestrar e enforcar na Praça dos 3 Poderes...queriam até envenenar. É super vítima, segundo ele mesmo. Não poderia tratar de nenhum Processo, não poderia julgar ninguém. Sobre Bolsonaro, até acredita que Bolsonaro é o autor intelectual do Golpe. É isso que ele pensa do Bolsonaro. Outro que não poderia julgar é o tio Barroso, comprometido com a frase nós derrotamos o Bolsonarismo. Justiça IMPARCIAL exige atitude como a do Juiz, descrita pelo Alexandre Garcia. Que estava emocionalmente envolvido... Tio XANDÃO tá muito emocionalmente envolvido. MUITO.
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet