Uma pesquisa feita pelo Kings College de Londres, no Reino Unido, com 38 mil pessoas, mostra que os sintomas da Covid-19 são diferentes entre homens e mulheres. Os resultados do levantamento foram publicados na revista científica Lancet Digital Health.
Segundos os pesquisadores, eles costumam sentir mais falta de ar, fadiga, calafrios e febre. Enquanto isso, elas estão mais propensas a perder o olfato, sentir dor no peito e tosse persistente.
Os sintomas também mudam conforme a idade: pessoas com mais de 60 anos têm maior probabilidade de apresentar diarreia, enquanto a perda de olfato é menos comum.
Pessoas que tomaram as duas doses da vacina, quando contaminadas, sofrem com dor de cabeça, nariz escorrendo, espirros e dor de garganta, sinais bem diferentes dos mais associados à Covid-19.
“É importante que as pessoas saibam que os primeiros sintomas estão em uma gama grande, e podem ser diferentes para cada membro da família”, afirmou Claire Steves, uma das responsáveis pelo estudo, ao Daily Mail. Ela defende que as informações também são relevantes para melhorar a testagem e o rastreamento de casos.