Mundo Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 11h:16 | Atualizado:

Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 11h:16 | Atualizado:

NESTA QUINTA

Lula fará pronunciamento em rede nacional sobre tarifaço

Presidente tem dito que país aceita negociar tarifas, mas não aceitará interferência externa

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

LULA.jpg

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um pronunciamento que deve ir ao ar nesta quinta-feira (17) sobre o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros vendidos no mercado americano. A fala do presidente deve ser veiculada em rede nacional de rádio e televisão, na noite desta quinta, segundo apurou a GloboNews.

Em recentes discursos e entrevistas, Lula tem dito que o Brasil aceita negociar tarifas com os americanos, mas acrescenta que o país não aceitará interferência externa e está pronto para usar a chamada Lei da Reciprocidade Econômica e até recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC).

A medida complementa a reação do governo nas redes sociais, defendendo a soberania brasileira e cobrando respeito ao país (entenda mais abaixo).

Carta ao governo Trump

O pronunciamento de Lula na TV acontece um dia após o governo brasileiro ter informado que enviou uma carta aos Estados Unidos na qual disse estar disposto a negociar, mas manifestou "indignação" com a tarifa de 50% anunciada por Trump.

O governo também cobrou uma resposta a uma outra carta com teor semelhante, enviada em maio deste ano, que nunca obteve resposta. Leia aqui na íntegra. A nova carta foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O texto é endereçado ao secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnik, e ao representante comercial da Casa Branca, Jamieson Greer. O documento reforça os dados oficiais segundo os quais a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos é superavitária para os americanos, isto é, em valor agregado, o país mais exporta para o Brasil que importa do mercado brasileiro.

Defesa nas redes

Ao longo das últimas semanas, perfis como o do próprio presidente Lula, do Ministério das Relações Exteriores e da Casa Civil publicaram mensagens com teor semelhante em defesa do país. O anúncio de Trump, comunicado em uma carta endereçada a Lula, alega erroneamente que os Estados Unidos têm déficit na relação comercial com o Brasil, embora os próprios dados oficiais mostrem o contrário.

Além disso, critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro — réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa. O perfil oficial do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) postou nesta quarta-feira (16) uma imagem com a frase "O PIX é nosso, my friend [meu amigo]", uma indireta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Embora não cite diretamente, a postagem é uma referência à abertura de uma investigação comercial pelos EUA contra o PIX, sob a suspeita de desvantagem competitiva para empresas americanas do setor financeiro.

CARTA-BRASIL-EUA.jpg

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • alexandre

    Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 21h50
  • Lula Moraes são os culpados
    1
    1



  • JOAO DA SILVA

    Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 14h05
  • VAI FALAR COMO UM REU POR 3 INSTANCIAS E SOLTO E FIXA IMUNDA SE CANDIDATA E COMO UM ELEMENTO QUE NAO PODE SAIR AS RUAS QUE E SO VAIAS E ELEITO, E COMO O PARENTE DELE FEZ GOLPEAR OS APOSENTADOS DO INSS E NADA IRA ACONTECER A ELES , E VAI DIZER TAMBEM QUE IVES DE NEGOCIAR COM EUA VAI NEGOICAR COM CUBA VENEZUELA IRAM QUE JA SAO PARCEROS DELE
    3
    1



  • Carlos Nunes

    Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 13h47
  • Pois é, lá vem tio Lula com suas narrativas criativas, longe da realidade dura, nua e crua. A estória é simples, sem enrolação...tio TRUMP havia tarifado o Brasil em só 10%. A mais baixa tarifa. Comentaristas políticos analisaram, porque tio TRUMP passou, de repente, a tarifa pra 50%. O que motivou isso? Segundo eles, por um discurso do tio Lula no BRICS pra sabotar O DÓLAR, risca-lo como MOEDA internacional do Comércio. Conspirar contra o Dólar é a mesma coisa que declarar Guerra aos Estados Unidos inteiro. Saiu a matéria: Chanceler da Rússia diz que ideia de criar moeda para peitar o dólar foi de Lula. Resumo dessa Ópera tupiniquim: tio Lula cismou com o Dólar...irritou tio TRUMP...e quem vai ser prejudicado será o Brasil? Pode deixar, se levarem o Brasil pro buraco... vão dizer que a culpa é do Bolsonaro. É sempre culpa do Bolsonaro, uai. Deixa o dólar em paz. Pare de conspirar contra o Dólar, isso irrita os americanos.
    4
    2



  • Direitos Humanos

    Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 13h05
  • Vai falar do "CEP errado" que o fez sair da CONDENA DE 14 ANOS DE PRISÃO fixada pelo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, composto SÓ POR 33 MINISTROS COM DOUTORADO EM DIREITO? VAI FALAR COMO QUE ELE CONSEGUIU SAIR DA CADEIA, LULA? VAI FALAR?
    4
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet