Mundo Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021, 06h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021, 06h:00 | Atualizado:

PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

“Maioria se considera traída por Bolsonaro”, diz líder caminhoneiro

 

MSN

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

caminhoneiros.jpeg

 

Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), afirmou que “70% da categoria acreditou nas propostas do governo e se considera traída por [Bolsonaro] não ter cumprido”. A declaração foi feita neste domingo (17.out.2021) em entrevista ao Poder360.

A CNTTL e outras entidades que representam os caminhoneiros deram duas semanas para que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) atenda as reivindicações da categoria. Caso contrário, organizarão uma greve a partir de 1º de novembro.

Entre as demandas estão redução do preço do diesel e a revisão da política de preços da Petrobras.

O Ministério da Infraestrutura não irá se pronunciar neste domingo sobre o tema. Integrantes da pasta avaliam que as lideranças que chamaram o evento não tem capilaridade dentro da categoria e que caminhoneiros autônomos não devem aderir à greve.

Litti Dahmer disse que a pauta do movimento não é política, mas econômica. “Nós estamos a favor da categoria. É que às vezes se confundem que estar a favor da categoria é estar contra governo”, afirmou.

O diretor da CNTTL disse haver grupos de caminhoneiros contrários à greve. “Não é a 1ª vez que não concordam”, declarou. Afirmou que o governo tenta dividir a categoria para evitar que motorista participem da paralisação.

“Mas a necessidade e a urgência daquilo que estamos pedindo vai ser maior que esses movimentos que alguns em sua minoria vão tentar fazer”, disse. A greve é planejada durante altas no preço do diesel, que está sendo vendido a R$ 4,96 por litro, segundo dados até 9 de outubro da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Litti Dahmer declarou que a paralisação, caso realizada, será por causa das promessas não cumpridas pelo governo Bolsonaro. Contudo, disse que o movimento não é a favor do impeachment de Bolsonaro.

“Nós não somos favoráveis de forma alguma ao golpe. Foi eleito, vai cumprir o mandato. Se bem ou por mal, são as urnas que vão definir”, disse o líder caminhoneiro.

Ele afirmou que durante o governo Bolsonaro “só houve retrocessos” nas reivindicações dos caminhoneiros. Avaliou que a situação está pior que em 2018, quando a categoria organizou uma de suas maiores greves, no governo Temer.

“Já se passaram 3 anos de mandato desse governo e nada foi feito, a não ser tentar retirar o que já foi conquistado”, afirmou.

O diretor da CNTTL disse que o movimento poderá negociar com governadores durante a greve, mas atribuiu a principal responsabilidade pela alta nos preços dos combustíveis ao presidente. Bolsonaro culpa os Estados, afirmando que governadores poderiam abaixar o percentual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para diminuir o preço do diesel.

A CNTTL participou de encontro com o ex-preside Lula no começo de outubro. Litti Dahmer, no entanto, disse que a entidade não está buscando apoio político. Afirmou que “no momento oportuno será o momento de fazer conversas” ligadas às eleições de 2022.

O líder caminhoneiro também afirmou que caminhões com insumos médicos ou jornais, ambulâncias, carros de passeio ou veículos dos Correios poderão passar pelos bloqueios da greve. “Se nós estamos lutando para nossa sobrevivência, nós não podemos restringir a vida de ninguém”.

 





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • Zelão o Gostoso

    Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021, 11h59
  • Agora, desvio de dinheiro da Petrobrás , para comprar MANSÕES para os filhos do Bozo...
    3
    3



  • Corvo do Cerrado

    Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021, 10h56
  • Bando de chifrudos.... façam arminha e chamem o energúmeno de mito!!!!
    6
    2



  • Freakazoid!

    Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021, 09h52
  • Muge boiada!!!! HAHAHAHA!
    8
    2



  • MITO2022

    Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021, 09h05
  • O dinheiro desviado da PETROBRAS PELO PT, Foi usado pra comprar ações da própria PETROBRAS. Os acionistas são os mesmos corruptos que ajudaram o PT nos desvios BILIONÁRIOS.
    3
    8



  • jader

    Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021, 08h41
  • Aos poucos o povo vai acordando... Esse governo é uma decepção, não só no preço dos combustíveis, mas também no preço dos alimentos, veículos, eletros..., dólar, vacinas, meio ambiente, politica externa... Lula na cadeia junto com Bolsonaro! Curtiu?
    8
    3



  • JOAO

    Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021, 07h57
  • ESSE CAMINHONEIRO DEVE SER PETISTA
    3
    14



  • Marcelo

    Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021, 07h32
  • KKKK ...EU JA SABIA DESDE O COMECO QUE ESSE DESCOVERNO SERIA UMA TRAGEDIA!#! CARA FICOU 28 ANOS COMO DEP FEDERAL NAO FEZ UM PROJETO RELEVANTE...DE RELEVANTE QUE FEZ FOI COLOCAR TODA FAMILIA NA POLITICA...POVO CATOLICO DE MT VEJAN VIDEO DO DEP DE SAO PAULO QUE OFENDE A TODOS NOS ENQUANTO CATOLICOS!!
    14
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet