A 38ª Oktoberfest Blumenau, considerada a festa mais alemã das Américas, foi suspensa em razão das chuvas volumosas que atingem o estado nesta semana, informou a prefeitura na tarde desta quinta-feira (5). A administração destacou que irá estender o calendário do evento, que agora vai terminar em 29 de outubro, uma semana após o cronograma inicial.
Com previsão de enchente no Vale do Itajaí, com potencial de atingir o Parque Vila Germânica, onde acontece a festa, as atividades previstas para sexta-feira (6), sábado (7), domingo (8) e segunda (9) foram canceladas.
Antes das chuvas fortes, a expectativa da prefeitura era de mais de 600 mil pessoas visitando a festa. A cerimônia de abertura da festa no Parque Vila Germânica chegou a ocorrer normalmente na noite de quarta-feira (4). O tradicional brinde, no entanto, não foi realizado em respeito às famílias atingidas. O desfile de abertura, que ocorre no primeiro dia de evento, já havia sido cancelado.
Os temporais, que já resultaram na morte de um homem em Rio do Oeste, na mesma região de Blumenau, devem voltar a se intensificar na sexta-feira. Segundo a Defesa Civil estadual, a previsão indica dias com chuva volumosa, que intercalam com breves períodos de melhoria, até domingo (8).
A Oktoberfest de Blumenau, considerada a maior celebração alemã das Américas, foi inspirada no evento de Munique, na Alemanha, que é o maior do mundo. A primeira edição na cidade começou por uma iniciativa da prefeitura com o auxílio da comunidade. Após grandes enchentes que marcaram a década de 1980, a Oktober envolveu os moradores em um sentimento de confraternização.
O município havia sido manchete em todos os veículos de comunicação do país em 1983 e 1984 após duas grandes enchentes, trazendo perdas para a população do Vale Europeu. Em meio à tristeza daquele momento, a cidade se reergueu e passou a promover o evento.