Mundo Sábado, 06 de Julho de 2024, 16h:00 | Atualizado:

Sábado, 06 de Julho de 2024, 16h:00 | Atualizado:

EXTREMISTAS

PF indicia deputado Zé Trovão e cantor Sérgio Reis por ato golpista

Bolsonaristas, eles se articularam para realizar atos contra o estado democrático

UOL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

zetrovao-sergioregis

 

A Polícia Federal indiciou o deputado federal Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão (PL-SC), o cantor Sérgio Reis e outras onze pessoas pela organização de atos antidemocráticos no 7 de Setembro do ano de 2021. Aliados de Jair Bolsonaro, os alvos indiciados defendiam naquela ocasião o fechamento de estradas e o impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ao finalizar o inquérito sobre o caso, a PF indiciou Zé Trovão, Sérgio Reis e outros nos delitos de incitação ao crime (pena de detenção de três a seis meses), associação criminosa (reclusão de um a três anos) e de tentar impedir o livre exercício dos Poderes. No caso deste último crime, a PF os enquadrou na antiga Lei de Segurança Nacional, porque era a lei vigente na época dos fatos, com pena prevista de dois a seis anos de prisão.

Essa investigação foi aberta em 2021 a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), que detectou convocações nas redes sociais para manifestações antidemocráticas no 7 de setembro. Zé Trovão foi alvo de prisão na ocasião e ficou um mês foragido. No ano seguinte, ele foi eleito para o cargo de deputado federal. Atualmente, ele ainda usa tornozeleira eletrônica.

A PF concluiu que os investigados se articularam para realizar atos contra o Estado democrático. O inquérito foi enviado no mês passado para o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ele irá decidir se apresenta denúncia contra os acusados. O caso está sob sigilo.

Entre os indiciados também estão o ex-presidente da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho), Antônio Galvan, e o jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio. No caso deles, foram acusados apenas dos delitos de incitação ao crime e associação criminosa.

Outro lado

O cantor Sérgio Reis afirmou que não iria se manifestar porque não foi notificado oficialmente do indiciamento. A defesa de Zé Trovão disse que não tinha conhecimento do inquérito e não respondeu.

O empresário Antonio Galvan também não quis se manifestar.

Oswaldo Eustáquio classificou de "perseguição política" o indiciamento da Polícia Federal. "Isso se acentua porque se de fato a gente quisesse ter dado um golpe de estado, a gente teria dado em 2021. Havia um número muito maior do que no 8 de janeiro. Mas o objetivo nunca foi esse, e o 7 de Setembro de 2021 é uma prova que nós nunca avaliamos nenhum tipo de ruptura institucional. Agora, deixo claro também que nós nunca avaliamos uma ruptura com um golpe, mas avaliamos em 2021 e avaliamos hoje um impeachment do ministro Alexandre de Moraes. A base do meu indiciamento é a entrevista que fiz com o Zé Trovão, então estou sendo indiciado pelo exercício do jornalismo", afirmou Eustáquio.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Carlos Nunes

    Sábado, 06 de Julho de 2024, 17h22
  • Pois é, os mais perigosos do Brasil, presos e alguns condenados a 14 anos ou mais de pena: Dona JUPIRA, cuidadora de idosos...IRACI HIROSHI, 71 anos, professora aposentada...VILDETE DA SILVA, 73 anos, aposentada, tem trombose...JAIME RENSKES, 68 anos, professor aposentado, que CÂNCER DE PRÓSTATA em estágio avançado...São esses os maiores Golpistas do Brasil?Quem acredita nisso? NINGUÉM. Não são Golpistas...nem arruaceiros. Não tem nenhuma imagem deles quebrando alguma coisa. Ninguém tem Foro Privilegiado, pra ser julgado pelo Supremo. O maior erro histórico da Justiça foi deixar tio Xandão transformar o Supremo, a maior Corte Constitucional do país...em Vara Criminal...pra prender e dar pena de 14 anos, 17 anos, pra cidadãos e cidadãs brasileiros, que não dariam Golpe nem aqui nem na China. JAMAIS dariam Golpe nenhum.
    0
    0



  • Carlos Nunes

    Sábado, 06 de Julho de 2024, 16h27
  • Pois é, não me digam que tornaram um dos caras MAIS PERIGOSOS do Brasil...o tio SÉRGIO REIS, um dos cantores mais populares e queridos do país? Essa turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo" não se emenda mesmo...vem com a Narrativa furada de tentativa de Golpe. Apesar que nosso Ministro da Defesa, tio MÚCIO, em 2 entrevistas, afirmou que não houve tentativa de Golpe nenhum. E justificou: ausência de líderes no dia...inexistência de armas... nenhum Poder foi derrubado. Civil não dá Golpe...aparece a Força Policial e retira todo mundo. O que houve foi PURO VANDALISMO por parte de alguns. Ou como disse tio MARCO AURÉLIO DE MELLO, houve só ARRUAÇA. Tá no vídeo do YouTube: STF não tem competência para julgar ARRUACEIROS do dia 8, diz Marco Aurélio de Mello. Tentativa de Golpe de verdade aconteceu na Bolívia: com líder - General JUAN JOSÉ ZÚÑIGA, Força Militar, Armas, Blindados, etc. O Jurista IVES GANDRA MARTINS, 89 anos, enfatizou numa entrevista que nosso GOLPE É FICÇÃO, estilo Steven Spielberg. Depois de todas essas informações, parte da Imprensa ainda chama os prisioneiros e prisioneiras do Brasil de Golpistas. Que breca levou o cacique xavante serere, que também tornaram um dos caras mais perigosos do Brasil? Com seu arco e flecha, seu tacape, derruba os pilares da Democracia Relativa do tio Lula...e o tal Estado de Direito. Quem acredita nisso? NINGUÉM.
    3
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet