Mundo Domingo, 05 de Maio de 2024, 05h:00 | Atualizado:

Domingo, 05 de Maio de 2024, 05h:00 | Atualizado:

FORTES CHUVAS

Prefeito de Porto Alegre pede que população racione água

 

Metrópoles

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

enchente, sul .jpg

 

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), pediu à população do município que racione água. O aumento no nível do rio Guaíba foi responsável pela suspensão das operações em quatro das seis estações de tratamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

De acordo com o diretor do departamento, Mauricio Loss, parte da estrutura da estação localizada na Ilha da Pintada foi arrastada e precisará ser reconstruída.

“Não medimos esforços para recuperar as estações. Depois que as águas baixarem, será necessário avaliar os danos físicos e elétricos”, afirmou o diretor em entrevista à imprensa, neste sábado (4/5).

A última atualização da Defesa Civil sobre os serviços de infraestrutura aponta que cerca de 860 mil clientes da Companhia Riograndense de Saneamento estão sem abastecimento de água.

O desastre das chuvas afeta 300 cidades no Rio Grande do Sul. A tragédia deixou 57 mortos, 67 desaparecidos, 74 feridos e mais 32 mil desalojados.

Os temporais também afetam outros serviços de infraestrutura. Segundo a Defesa Civil, há 350 mil pontos sem energia elétrica. As aulas estão suspensas em toda a rede estadual.

Além disso, 128 trechos em 68 rodovias gaúchas estão bloqueados de forma parcial ou total. Veja aqui a lista.

Socorro

Diversas entidades prestam apoio no resgate e acolhimento das vítimas da tragédia. O governo federal montou uma força-tarefa para prestar assistência aos atingidos.

Ao todo, 17 ministérios, além das Forças Armadas, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), participam das ações.

O Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 540 milhões em emendas parlamentares direcionadas ao estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará ao RS neste domingo (5/5).

O governador do estado, Eduardo Leite, afirmou que será necessário um “apoio monumental” para a reconstrução das regiões afetadas.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet