A cobertura telefônica no Vaticano será bloqueada a partir das 15h (horário local e às 10h em Brasília) desta quarta-feira, 7, para o início do conclave. A medida tem o intuito de garantir o isolamento total dos cardeais que escolherão o novo papa, que substituirá Francisco.
Em comunicado à mídia italiana, o órgão que administra o Vaticano afirmou que "todos os sistemas de transmissão do sinal de telecomunicações para telefones celulares e rádio móveis, presentes no território do Estado da Cidade do Vaticano, excluindo a área de Castel Gandolfo, serão desativados".
A medida entra em vigor uma hora e meia antes da chegada dos cardeais em procissão à Capela Sistina, onde acontecem as votações do conclave.
Segundo o jornal La Repubblica, o bloqueio de sinal será focado apenas na Capela Sistina e na Basílica de São Pedro. Na Praça de São Pedro, que costuma receber fiéis diariamente, o sinal não será cortado.
Assim que a eleição do novo papa for anunciada, o sinal telefônico será restaurado à normalidade na região. O conclave, que começa nesta quarta, não tem data para acabar. Isso porque é preciso que dois terços dos cardeais entrem em consenso sobre um nome para assumir o pontificado.