Mundo Sábado, 26 de Julho de 2025, 19h:00 | Atualizado:

Sábado, 26 de Julho de 2025, 19h:00 | Atualizado:

SURTO

Spray explode em fogo e músico sofre queimaduras graves

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

MUSICO.jpg

 

O músico Warllys Barbosa, de 27 anos, ficou gravemente ferido após sofrer queimaduras de 1º e 2º grau ao queimar lixo no quintal de casa, no município de Itaueira, Sul do Piauí. O incidente aconteceu no final da tarde do domingo (20), quando o jovem ateou fogo no entulho acumulado e foi surpreendido por uma explosão provocada, possivelmente, por um frasco de desodorante aerossol que estava entre os resíduos.

Segundo a esposa de Warllys, Mary Fontes, o impacto da explosão foi tão forte que vizinhos chegaram a pensar que o botijão de gás havia estourado.

“Ele foi tocar fogo em um lixo que tinha no quintal de casa e quando acendeu, teve uma explosão enorme. Os vizinhos achavam que era o botijão de gás, de tão alto que foi o som. Lá desce muita água na época das chuvas e junto vem muita sujeira da rua. Quando o pai dele foi ver, lá tinha um vidro de antitranspirante em spray e estamos achando que foi isso, porque o entulho era muito pouco”, contou Mary.

Warllys foi inicialmente atendido no Hospital Municipal Daniel Carlos de Andrade, em Itaueira. Dois dias depois, conseguiu regulação e foi transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde segue internado.

Apesar da gravidade das lesões, Mary relata que o marido vem reagindo bem ao tratamento. “Hoje, ele está bem, melhorando aos poucos, até porque é um processo lento, devido às queimaduras graves. Ele está se alimentando direitinho e está reagindo muito bem ao tratamento”, afirmou.

O caso de Warllys acende um alerta para os perigos de queimar resíduos domésticos. Frascos de desodorante aerossol, mesmo aparentemente vazios, contêm gases inflamáveis altamente explosivos quando expostos ao calor.

A tenente-coronel Najra Nunes, chefe de gabinete e relações públicas do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, reforçou que a queima de lixo é proibida e extremamente perigosa, especialmente durante o período mais seco do ano.

“Temos que lembrar que essa época do ano não deve ser feita nenhuma queima de lixo nem de vegetação, porque todo o ambiente está propício à rápida propagação do fogo. Isso pode prejudicar a fauna, flora e até causar a interrupção do fornecimento de energia por atingir redes elétricas”, alertou.

A oficial também ressaltou os impactos ambientais desse tipo de prática, que contribui para o aumento da temperatura e a emissão de gases poluentes.

Najra Nunes explicou também que muitos resíduos descartados incorretamente, como frascos de aerossol, alimentos em decomposição e produtos de limpeza, podem liberar gases inflamáveis. Com o calor, esses materiais podem entrar em combustão espontânea, gerando incêndios descontrolados.

Descarte correto é essencial

O Corpo de Bombeiros orienta que o lixo doméstico seja sempre separado e armazenado em sacos próprios, e descartado em locais apropriados para a coleta regular. A coleta seletiva também é incentivada, com separação de plásticos, metais, papéis e materiais orgânicos.

“Queimar lixo é um risco para quem faz e para toda a vizinhança. O correto é procurar os pontos de descarte ou solicitar apoio ao poder público para garantir a coleta adequada, fazendo, inclusive, a coleta seletiva: separar plásticos, de metais, papéis, materiais orgânicos e lixo não reciclável”, enfatizou a tenente-coronel.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet