Quatro ônibus e um caminhão foram sequestrados por traficantes do Complexo da Pedreira, localizado entre os bairros de Barros Filho e Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (29/11).
Os veículos chegaram a ser atravessados na pista e usados como barricadas em pontos distintos da Estrada de Botafogo e da Av. Pastor Martin Luther King Junior, porém de acordo com a Polícia Militar (PM), as vias já foram liberadas. Até o momento, não há registro de prisão ou apreensão.
Segundo a corporação, a ação dos criminosos é uma represália a uma operação da PM, que tem como objetivos coibir os roubos de carga e veículos, evitar disputas territoriais entre grupos rivais na região e cumprimento de mandados de prisão.
Ao Metrópoles, a Rio-Ônibus, sindicato responsável pelos coletivos de linhas municipais, confirmou que dois veículos da linha 778 (Pavuna x Cascadura) foram sequestrados e utilizados como barricadas, em Costa Barros. Os outros dois coletivos sequestrados operavam linhas intermunicipais.
Segundo o sindicato, 136 ônibus foram sequestrados no Rio no período de um ano. “O Rio Ônibus reitera a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. É preciso, com urgência, garantir o direito de ir e vir do cidadão”, afirmou o sindicato.