Mundo Domingo, 27 de Julho de 2025, 11h:00 | Atualizado:

Domingo, 27 de Julho de 2025, 11h:00 | Atualizado:

EFEITO TRUMP

Venezuela retoma taxa de importação de até 77% do Brasil

 

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

venezuela

 

A Venezuela voltou a cobrar tarifas de importação sobre produtos brasileiros. As novas alíquotas variam entre 15% e 77%.

A medida viola os termos do Acordo de Complementação Econômica firmado entre os países em 2014. Foi adotada sem comunicação prévia, contrariando, inclusive, as tratativas do Mercosul, bloco econômico que os países fazem parte.

A decisão afeta principalmente as exportações de Roraima, principal porta de entrada do comércio terrestre com o país vizinho. Entre os principais produtos afetados estão farinha, margarina, cacau e cana de açúcar.

O governo de Roraima disse que entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) para tratar sobre as tarifas.

O governador do Estado, Antonio Denarium (Progressistas), afirmou, por meio de nota, que a taxação pode afetar a economia do Estado, que tem a maior parte das exportações destinadas a Venezuela.

“A Venezuela é atualmente o principal parceiro comercial de exportações do nosso Estado, sendo responsável por mais de 70% da movimentação externa registrada nos últimos anos. Qualquer medida que encareça os produtos brasileiros no mercado venezuelano afeta significativamente a competitividade das nossas mercadorias, com impacto direto sobre os empresários locais, o agronegócio, a geração de empregos e a arrecadação estadual”, diz o texto.

De acordo com interlocutores, a medida causou surpresa no governo do Estado, que se preocupa com a balança comercial entre os países.

O ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio (MIDC) ainda não se manifestou oficialmente sobre a taxação.





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • ROZANGELA

    Domingo, 27 de Julho de 2025, 22h44
  • Pensei que a VENEZUELA fosse a falida ,mas pelo chorôrô estou enganada.
    0
    0



  • Carlos Nunes

    Domingo, 27 de Julho de 2025, 16h52
  • Pois é, no Youtube a CNN Brasil informou: TRUMP anuncia tarifa geral de 15% à União Europeia.
    0
    0



  • JOAO DA SILVA

    Domingo, 27 de Julho de 2025, 15h50
  • COMUNISTAS DE LA E KA TAI AMIGUINHOS AGORA SE ENTENDE
    0
    0



  • Carlos Nunes

    Domingo, 27 de Julho de 2025, 15h29
  • Pois é, no Youtube tem notícia da CNN Brasil: EUA e União Europeia anunciam acordo tarifário. Tio TRUMP fará Acordo com o mundo inteiro... será que só o Brasil ficará de fora? Tio Lula agiu mal...chegou a chamar tio TRUMP de fascista, Nazista...nos Encontros do BRICS constantemente fazia discursos inflamados antiamericanos...cismou em conspirar contra O DÓLAR. Tem a matéria: Chanceler da Rússia diz que ideia de criar moeda para peitar o dólar foi de Lula. Pra que isso? Só pra prejudicar o Brasil. Nem devia ter mencionado os Estados Unidos que nem fazem parte do BRICS. Devia ter deixado O DÓLAR em paz.
    0
    0



  • Nice

    Domingo, 27 de Julho de 2025, 11h59
  • Oxi, o que Thump tem haver com o ditador comunista presidente da Venezuela Maduro, amiguinho do Lula?
    8
    3



  • Carlos Nunes

    Domingo, 27 de Julho de 2025, 11h12
  • Pois é, tio MADURO, mui amigo, quis superar tio TRUMP, e fixou em 77%. Com tio TRUMP ainda dá pra negociar. Qual será a negociação com tio MADURO? Se essa moda pega...pode aparecer vários países pra taxar o Brasil. Daqui a pouco estaremos tarifados por meio mundo. Vôte! Támos é ferrados. Em vez de ir pra frente...támos andando pra trás.
    9
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet