Essa semana dá início o Campeonato Brasileiro da série A, e dessa vez teremos novamente um clube do estado de Mato Grosso disputando a competição, coisa que não acontecia desde 1986, quando o Operário Várzea Grandense disputou o certame daquele ano terminando na lanterna da competição. O Cuiabá, clube que surgiu em 2001 e que já conquistou dez títulos regionais nos seus 20 anos de existência, será o representante Mato-Grossense na elite do futebol brasileiro deste ano.
Logicamente, que muitos torcedores que passaram a torcer pelo jovem clube, já possuíam anteriormente seus preferidos no estado e muitos desses torcedores chegaram a acompanhar os jogos no antigo estádio Governador José Fragelli, ou simplesmente “Verdão”. Torcedores de clubes tradicionais de Mato Grosso, especialmente da baixada cuiabana, passaram a observar que o "caçula" do nosso futebol, em pouco tempo passou a ocupar espaço de destaque no cenário regional, chamando atenção não apenas dos torcedores mais jovens, bem como daqueles que já possuíam admiração por outros clubes.
Com uma estrutura organizacional sólida e promissora, o clube passou a atrair novos torcedores em pouco tempo e com seu público fiel foi conquistando títulos e fazendo história no futebol regional. Para quem acompanhou os clássicos do futebol regional, que lotavam o antigo Verdão, bem como as performances do Clube Dom Bosco, Mixto e Operário na série A, desta vez poderão acompanhar mais um clube que consegue alcançar a elite e disputar o campeonato mais importante do país. Infelizmente, coincidiu do acesso ocorrer em um período pandêmico, onde os jogos deverão ser acompanhados pela TV, já que os estádios permanecem fechados para o recebimento do público e que de certa forma frustra um pouco a expectativa do torcedor, que poderia acompanhar pela primeira vez na Arena Pantanal, um clube regional lutando pelo título nacional.
Ainda assim, a visibilidade alcançada pelo clube por disputar o certame, hoje tem um alcance muito maior do que aquela dos anos 80, quando os primeiros representantes de Mato Grosso alcançaram a elite do futebol brasileiro. Atualmente, o clube que atua pela série A do campeonato Brasileiro, além de ter sua imagem difundida através das coberturas dos jogos na tv, tem também o impulso da internet nos noticiários esportivos, além da inserção do clube em jogos eletrônicos e games que são distribuídos em todo mundo, sem contar a venda de materiais esportivos e a participação em campanhas publicitárias.
Em Mato Grosso, bem como em muitos outros estados das regiões norte e centro-oeste, é muito comum encontrar torcedores que admiram e torcem por dois clubes, geralmente um dos grandes centros, como os do eixo Rio-São Paulo ou dos estados do Sul, e outro do próprio estado. Essa característica bem peculiar, decorre da evolução dos clubes nesses estados onde o futebol raramente ocupou alguma posição de destaque no cenário nacional, o que fez com que muitos de nós passássemos a admirar os clubes que eram televisionados para o resto do país, principalmente através dos tão difundidos campeonatos paulista e carioca.
Hoje uma interessante discussão permeia as mesas dos bares quando o assunto é a participação do novo queridinho dos cuiabanos na série A: Afinal, em um confronto no campeonato brasileiro, vamos torcer pelo nosso time de infância que costumávamos ver na TV, ou para o clube representante do futebol regional que finalmente alcançou a elite do futebol brasileiro e que leva o nome da nossa capital? Bom, essa é uma questão que será interessante de ver para os amantes do futebol, pois muitos Corintianos, Flamenguistas, São Paulinos, Gremistas, Palmeirenses, entre outros que aqui vivem, carregam uma admirável estima pelo novato do Brasileirão, e o confronto do Cuiabá com esses grandes clubes, despertará para o torcedor a incrível sensação de ter dois clubes de sua admiração se confrontando dentro de campo.
E essa será com certeza a grande peculiaridade que muitos torcedores esperam pra ver, principalmente caso o Cuiabá alcance um posicionamento de destaque durante o campeonato, e que esperamos que aconteça. Afinal, se tornar uma “pedra no sapato“ dos clubes grandes durante a série A, poderá ser sinônimo de um campeonato com uma forte dose de emoção e de grandes surpresas.
Gian Franco Cardoso Baldo - Investigador de Polícia
Alinor CPA 4
Quarta-Feira, 26 de Maio de 2021, 09h47En?zio de Moraes
Quarta-Feira, 26 de Maio de 2021, 09h27