20 de Outubro de 2019,

Opinião

A | A

Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 10h:53 | Atualizado:

Luiz Henrique Senff

A queda do império Rede Globo

luizhenriquesenff.jpg

 

A emissora que já conduziu e manipulou, em diversos momentos de nossa história, os rumos da política no Brasil, começa a ruir. A gigante tem se tornado impotente perante o clã Bolsonaro e a opinião pública. 

É inegável que a Rede Globo teve papel fundamental no impeachment do Presidente Fernando Collor; que a poderosa emissora formou uma verdadeira muralha para “blindar” os Governos FHC (PSDB) e Lula (PT). Afinal, durante todo o Governo do PT, a emissora faturou mais de 6 bilhões de reais em verbas publicitárias. Em um levantamento apresentado pelo site “Terra”, em 2018, a “gigante” da comunicação, recebeu entre os anos de 2000 (FHC) até 2014 (PT) a “bagatela” de 7,4 bilhões de reais. Recursos que, se investidos na saúde, dariam para zerar filas em hospitais por todo o país.

Com recursos vindos do Governo, da Petrobrás, da Caixa e Banco do Brasil, a Emissora abocanhou recursos bilionários que ajudaram, com essa mão amiga, a obter a melhor estrutura humana e tecnológica que o dinheiro poderia comprar, resultando em uma espécie de monopólio das comunicações. Mas esse período de farra acabou. A emissora já vinha percebendo que essa “Nora Era” estaria chegando e que seu monopólio estaria ameaçado. A “mamata” não duraria, caso Bolsonaro vencesse as eleições de 2018. O que justifica os ataques sofridos pelo Presidente desde a pré-campanha até agora. 

Quanto o teor e veracidade das denúncias contra o Governo recém empossado, pretendo não fazer juízo de valor, mas anunciar os fatos e a queda de um Golias. 

É fato que Rede Globo está sendo obrigada a se curvar a um ex-deputado federal de pouca expressão no parlamento nacional, que obteve somente 5 votos para Presidente da Câmara no ano de 2017. Na ocasião sofrível, nem seu filho Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo Estado de São Paulo, estava na Câmara Federal para cravar o sexto voto em Jair Bolsonaro. E, também não pretendo fazer juízo de valor sobre essa falta do Eduardo em plenário, que já foi criticada até pelo próprio pai. Os 5 votos serviram somente para dar um discurso de alguns minutos ao parlamentar e para ser atacado e humilhado pela grande mídia, que não deu destaque ao discurso, mas aos míseros 5 votos e aos rótulos do confronto político. A Rede Globo jamais acreditaria que este parlamentar aparentemente “isolado”, ganharia força e chegaria a presidência do Brasil. E, considerando a força do Grupo Globo e suas “fake news”, poucos poderiam imaginar uma vitória de Bolsonaro para presidente. Tenho informações que Bolsonaro era motivo de piada entre políticos tradicionais, a maioria não acreditava que ultrapassaria o tal “teto” de 20%. 

A Rede Globo já teve muito poder no passado, já ditou regras e comportamentos da classe política e da sociedade; por outro lado, neste momento, esse poderio está em queda livre. O maior reflexo dessa decadência vem sendo notado a partir da queda de audiência da emissora, encerramento de programas, mudanças nos horários na programação. E, essa decadência se acentua após a vitória de seu principal antagonista, Jair Bolsonaro. 

Quem diria que Faustão viria a público se desculpar e desdizer aquilo que ele havia dito? A atitude inusitada de Faustão já tem a preocupação com a perda de patrocínios empresariais, após o anúncio do Governo sobre corte de verbas publicitárias ainda durante a campanha. Então, a emissora quer salvar o que resta de publicidade do setor privado. 

Quem poderia negar que, se estivesse vivo, até o Enéas Carneiro teria boas chances vitória em 2018? Há um claro rompimento com o PT, com a esquerda brasileira, considerando desgastes dos políticos tradicionais e escândalos de corrupção observados pela população brasileira. Mas esse rompimento atinge também a Rede Globo. 

A população, visivelmente, tem dito “não” para emissora e isso tem incomodado o Grupo Globo. Mesmo com uma enxurrada de acusações feitas contra um dos filhos do Presidente, Flávio Bolsonaro, a emissora perde comprovadamente, pelo menos nas mídias sociais. No último dia 22 de janeiro de 2018, recorri ao Twitter e observei algo inacreditável para mim, e assustador para a Rede Globo: a hashtag #FlavioPresidente, em reposta aos ataques do Grupo Globo contra o filho do Presidente, alcançou o topo do Twitter naquele dia, foram mais de 248 mil tweets em apoio ao clã Bolsonaro; por outro lado, a hashtag envolvendo 2 participantes do Big Brother Brasil, somados, chegaram à aproximadamente 110 mil tweets; já o programa “humorístico” “Ta No Ar” que vem fazendo críticas ao Governo Bolsonaro, chegou a pouco mais de míseros 2 mil tweets. E, para piorar a situação da Emissora e do Programa “Ta No Ar”, o grupo empresarial mexicano Chespirito, sob o comando do filho de Roberto Bolaños, detentor dos direitos autorais do Programa Chaves, emitiu nota desaprovando o “remake” do Programa Chaves produzido pela Globo e transmitido pelo “Ta No Ar”. Essa invertida foi um sinal claro da decadência do poder da emissora. Foi um: “baixe a bola”, Rede Globo!

Sabemos que Bolsonaro não é um Salvador da Pátria, mas representa uma ruptura de tudo que estamos vendo, inclusive, uma ruptura com tudo que a Globo representou até aqui, nas últimas décadas. E, não podemos deixar de lembrar que o Grupo Globo esteve ao lado do Regime Militar, e de alguma forma, ao lado de todos os ex-presidentes, até Dilma e Temer, exceto o atual presidente. E, a decisão da emissora sempre foi materialista, com um toque de ideologismo.

Confesso que não fiz campanha para Bolsonaro, sempre o vi com certas restrições, divirjo em muitas posições, mas reconheço as verdades ditas neste artigo.

Eu e tantos outros já foram ou ainda serão vítimas dessa máquina gigantesca, agora enfraquecida, de destruição de reputações. A Globo representa uma máquina hipócrita de moer seres humanos, sem nenhum escrúpulo ou pudor. O objetivo claro do grupo é fazer o jogo que causaria náuseas até ao diabo; e faturar seus bilhões às custas de um povo sofrido.

Luiz Henrique Senff é advogado e ex-Corregedor Geral da Prefeitura de Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários (27)

  • Edmo Pereira | Terça-Feira, 27 de Agosto de 2019, 18h27
    0
    0

    Parabens Este artigo tem que ser divulgado nas redes sociais.

  • uilson | Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019, 14h46
    1
    0

    Parabéns Luiz, estamos com vc. Fora Globo

  • ricardo | Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019, 14h45
    1
    0

    Globo Lixo

  • Heloisa F | Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019, 14h44
    1
    0

    Todo mundo deveria ler este artigo. também não votei no Bolsonaro, mas sou mãe de família e sei que a Globo só pensa em dinheiro e destrui as pessoas e as famílias. Matéria ótima

  • kiara | Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019, 14h43
    1
    0

    Só vi verdades nesta matéria. Globo deixou de falar com a população para falar com os grandes corruptos deste país. Abaixo Rede Globo.

  • Jorginho | Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019, 14h41
    1
    0

    Acabei de receber o artigo no Whats app, agora consigo entender esse jogo sujo da grande mídia. E parabéns ao autor e ao site pela publicação.

  • Yuli | Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019, 14h40
    1
    0

    Rede Globo precisa entender que está contra a população, chega de destruir as famílias e as pessoas por dinheiro. Fora Globo.

  • Jurandir S | Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019, 14h39
    1
    0

    Excelente resposta para a Globo Lixo. Não se intimide, Doutor Luiz. Fé em Deus e para cima desta mídia corrupta.

  • Dioneia | Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019, 09h07
    1
    0

    Parabéns Luiz, todos sabemos de sua conduta ética. Globo Lixo.

  • Antonio Carlos | Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019, 09h05
    1
    0

    Excelente e lúcido artigo. Que Deus te proteja Luiz e a máscara da Rede Globo caia.

  • Rafael | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 16h00
    10
    5

    Esse ADVOGADO não é aquele que APLICAVA GOLPES e que foi denunciado pela GLOBO??? Isso mostra o caráter desses BLSMNS travestidos de moralistas.

  • MAURO VG | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 15h55
    10
    5

    Quanta baboseira em um único artigo, esse é mais um bolsominion que ainda não acordou para a khda que fez ao eleger o bolsonaro! mas as coisas estão vindo à tona e logo eles perceberão que colocaram uma família de milicianos no comando da nação! A Globo sempre esteve ao lado do poder, não se importando com cor partidária, mas sim com quem está no poder e o bolsonaro perdeu uma excelente chance de ter o maior conglomerado da informação à sua disposição, mas como é "inteligente", comprou briga com duas potências como a Globo e a Folha de São Paulo e por isso vai cair feito um boxeador nocauteado com um gancho no queixo! podem anotar aí, as coisas vão ficar bem pior para a família bolsonaro, pois, esses dois veículos de comunicação irão investigar e achar o que está escondido na mais profunda lama fétida que é a base política da família no Rio de Janeiro e mostrará para todo o Brasil o erro que 57 milhões de eleitores cometeram ao elegerem o tal "mito". Podem apostar, vem impeachment por aí! alguém se habilita a abrir uma contagem como se faz no boxe?

  • Sergio Key | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 15h39
    7
    1

    vvv, falo por sí rapá! Que porra de "senão vejamos", kkkk. "o povo é contra a ideologia de gênero" tá doido, ta fumado?? "o povo é contra o aborto", tá doido, tá fumado, sem aborto nasce pessoa que nem vc. "o povo é a favor da redução da maioridade penal", se for um filho seu, vc é contra? Tá doido, tá fumado? "o povo é a favor do armamento civil do cidadão de bem" quem determina o "cidadã" de bens? Tá doido, tá fumado? Gente igual a você não quenta 2 paginas de pesquisa no Google, que acha merda.

  • Sergio Key | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 15h31
    10
    1

    Nossa, que viagem.Isso é uma opinião???? Menas cherrie!

  • Francisco | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 15h15
    8
    1

    É a mesma Televisão que fez essa reportagem: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/12/30/mato-grossenses-caem-em-golpe-para-limpar-nome-e-saem-devendo-para-a-justica.ghtml

  • Nayara | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 14h55
    5
    1

    kkkkkkkkk aí eu parei

  • PERCIO | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 14h44
    7
    1

    esse dai ja assistiu muito BBB!!!!

  • marcelo caetano | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 14h42
    4
    8

    essa globo e um lixo concordo plenamente com o dr.luiz henrique,ele e meu advogado um pessoa muita seria de boa familia,esse emissora presta deserviço ao nosso pais.

  • Paula | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 14h18
    9
    2

    Esse nao eh o advogado que a Globo mostrou que engana clientes e prejudica a advocacia no pais???

  • AECIO HISTORIADOR | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 13h56
    6
    3

    Os néscios sempre rabiscam umas idiotices dessas e ainda se acham... principalmente quando se encontram travestidos de rábulas chicaneiros.

  • Daniel | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 13h06
    9
    3

    Realmente esse monopólio da informação deve ser combatido, a democratização da verba publicitária irá ampliar as condições para que as pessoas possam ter várias fontes de informações, ampliando o debate de opiniões, podendo cada cidadão, decidir qual informação jornalística é a mais isenta e imparcial

  • augustus | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 12h41
    6
    2

    O engraçado que no discurso do Lula ao ser preso (merecidamente), acusou a Globo kkkk . Não faz juízo de valor contra as denuncias do atual governo, mas faz a quem denuncia, ai fica difícil. Esta claro que o texto tem cunho de defesa ideológica como de um candidato, assim como os partidários e defensores de Lula é mais um que ataca quem contraria. Não vejo a Globo como vilã nem como mocinho, e olha que quem da mais audiência para globo é a própria família bosolnaro quem acompanha sabe rsrsrs os caras não tiram a Globo da cabeça.

  • vvv | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 11h52
    10
    6

    É aquele ditado que os sociopatas da esquerda esquizofrênica ainda não aprendeu: Quem lacra, não lucra! O maior inimigo da população brasileira é a Globo, senão vejamos: o povo é contra a ideologia de gênero, a Globo é a favor; o povo é contra o aborto, a Globo é a favor; o povo é a favor da redução da maioridade penal, a Globo é contra; o povo é a favor do armamento civil do cidadão de bem, a Globo é contra; Bolsonaro foi eleito com a maior votação da história, mas a Globo não aceita! Uma emissora dessas é ou não é inimiga do povo?

  • alberto | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 11h35
    11
    4

    que balela, a globo não cai, é apenas uma massa de pessoas que mais uma vez são levadas pela onda, os mesmos que foram caras pintadas, depois gritaram fora dilma, fora Temer... é incrível ver como o discurso é o mesmo, não sou petista, na verdade nem gosto do Pt, mas ler que a globo apoiava o Lula é absurdo, os petistas tinham esse mesmo discurso de boicote a globo, ou será que só eu lembro disso? Inclusive disseram que o impeachment da presidente Dilma era um golpe da globo, que o Lula foi preso por causa da Globo, que o Sérgio Moro ganhou superpoderes por causa da exposição excessiva na globo, que a lava-jato era uma invenção midiática da Globo. vamos lá, imaginem se o lula tivesse um filho eleito senador, um vereador e outro deputado federal, o que diriam dele? que é normal? se fosse o filho do Lula envolvido nesses escândalos na assembleia do Rio de Janeiro, seria invenção da globo? ou pelo contrário, se fosse o bolsonaro que tivesse visitado um triplex no guarujá e sua esposa tivesse uma aquisição de um apartamento na planta, no mesmo prédio, seria condenado? ( deixo claro que não defendo o Lula, apenas uma reflexão) se fossem encontrados roupas, um pedalinhno com o nome bolsonaro no lago de uma chácara, além de outros utensílios pessoais ele já seria dono da chácara? Se quando encontram transações suspeitas na conta do filho do presidente a culpa é da globo, significa que continuamos com a mesma visão tapada, que elencamos um culpado para a nossa ignorância política... ouço algo do tipo, o PT roubou milhões, agora querem condenar o Flávio por causa de 98 mil reais?.... antes de me criticar, coloquem a mão na consciência, gastei meu tempo aqui escrevendo para alertar que não podemos continuar errando, devemos cobrar explicações de quem tem que dá-las e não da Globo.... ouvi durante a campanha, "como esses idiotas, apesar de toda as provas ainda defendem o Lula e o PT? agora penso , será que não estamos fazendo tudo de novo, que agora não somos os idiotas da vez?

  • revoltada | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 11h30
    9
    7

    Não concordo.Tudo isso porque a Globo mostrou uma reportagem dele...

  • zezinhodogloria | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 11h29
    7
    7

    Claramente um Bolsominion!

  • lucio | Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 11h15
    7
    3

    AI O GLOBAL DO FANTASTICO

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS