07 de Dezembro de 2019,

Opinião

A | A

Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 10h:45 | Atualizado:

Dilemário Alencar

Cobrando temporizador nos semáforos

Dilemario

 

Há tempos venho cobrando que a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Cuiabá instale temporizadores nos semáforos. No entanto, até agora nada! Buscando que isso se torne realidade, eu e o vereador Diego Guimarães apresentamos um projeto de lei que torna obrigatório em nosso município a instalação de temporizadores em semáforos que tem radares detectores de velocidade e avanço de sinal.

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal no dia 16 de julho. Para que ele de fato vire uma lei, precisa da sanção do prefeito e da  publicação em Diário Oficial. 

O temporizador é um aparelho digital fixado junto ao semáforo que informa quantos segundos faltam para aparecer o sinal luminoso vermelho do semáforo.

Na justificativa para aprovação do projeto apontamos que é necessário a instalação dos temporizadores porque os condutores de veículos e motos estão reclamando muito da falta do auxílio do temporizador, que existiam em Cuiabá, mas com a instalação dos chamados semáforos “inteligentes” pela atual gestão municipal, foram retirados.

A principal reclamação dos condutores é quanto ao tempo entre o sinal amarelo e vermelho, que é muito rápido (4 segundos no máximo). Com o temor de ser multado, o condutor acaba freando de forma brusca quando de repente aparece o sinal vermelho.

De fato, sem a existência do temporizador, os semáforos com radar têm se transformado em indústria de multas. Uma verdadeira arapuca, que tem causado acidentes, com motoristas batendo na trazeira do outro veículo e parando em cima da faixa de pedestre, trazendo prejuízos e multas injustas. Indubitavelmente, o temporizador é importante, pois contribui para a segurança dos condutores de veículos, motos e pedestres.

Portanto, a nossa expectativa é que o prefeito entenda que o projeto que obriga a instalação dos temporizadores é um projeto justo, que atende o anseio da maioria da população cuiabana. Por esse motivo estamos esperançosos que o prefeito sancione o projeto e comece instalar os temporizadores.

Dilemário Alencar é vereador por Cuiabá.

 

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Galileu | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 23h27
    2
    0

    Sugiro também ao vereador, acho que é o único que trabalha nessa casa,colocar em todos os pontos de ônibus, tomada para carregar celular. Se quiser faço assessoria gratis . Entre em contato comigo

  • LUNETA | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 20h21
    3
    0

    APROVADO O TEMPORIZADOR NOS SEMÁFOROS . DO JEITO QUE ESTÁ TORNA-SE UMA PEGADINHA DE ROLETA RUSSA. AO SE APROXIMAR DO APARELHO, A POUCOS METROS, ESTÁ VERDE E IMEDIATAMENTE TENDE AMARELAR E NUM PISCAR DE OLHOS APARECE O VERMELHO, DISPARANDO O FOTOSENSOR IMEDIATAMENTE. JÁ ERA! AGUARDEM A MULTA CHEGAR.

  • alexandre | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 16h49
    4
    0

    Enquanto a prefeitura não cumpre, arrecada com multas, recorre na jari, é indeferido de oficio...

  • Carlos Eduardo | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 16h03
    4
    0

    Vanderlei Santiago, boa essa informação, porém me parece que nem o Ministério público a Gestão do Prefeito respeita. Portanto, o Vereador Dilemário acertou em fazer essa Lei, pois existindo uma lei o prefeito será obrigado a cumprir, e assim instalar os temporizadores para que os semáforos com radar deixem de ser indústria de multas

  • Fernando Lopes | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 13h05
    3
    0

    Não espere atitudes que venham a beneficiar o cidadão da parte da prefeitura e essa coisa chamada smtu. Para multar e lascar o cidadão é lei. A inteligência sumiu faz tempo.

  • João Pedro | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 11h47
    5
    1

    Precisa mesmo vereador Dilemário, sem temporizador esta difícil andar em Cuiabá. O amarelo muda muito rápido. Vanderlei Santiago o vereador tem que cobrar mesmo, ele e fiscal do povo

  • Vanderlei Santiago | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 10h53
    2
    7

    senhor vereador essa lei é desnecessaria pois no acordo feito entre a prefeitura e o ministério publico tá previsto a obrigação de instalar semaforo com temporizador em toda cidade. é só a prefeitura cumprir o acordo.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS