16 de Setembro de 2019,

Opinião

A | A

Sexta-Feira, 06 de Setembro de 2019, 10h:35 | Atualizado:

Renato Miguel

Conselho de Biomedicina comemora 30 anos no MT

renatomiguel.jpg

 

Neste mês de setembro, o Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), do qual faz parte o estado do Mato Grosso, completa 30 anos. O Conselho Regional de Biomedicina tem papel preponderante na orientação dos profissionais, disciplina o exercício da profissão, principalmente no que se refere à presença dos requisitos exigidos pela prática, e fiscaliza as irregularidades.

Exerce poder de polícia quando verifica se o que está na legislação é cumprido por profissionais e por empresas de seus respectivos setores. Para cumprir sua finalidade fim, o CRBM-3 se mantém próximo ao profissional e promove inspeções rotineiras em laboratório, clínicas, hospitais etc. São milhares de quilômetros percorridos com o objetivo de abranger todo o território estadual. Afinal, como guardiões que somos da saúde da população, devemos avançar.

Participar do Conselho Regional não é apenas ter posse de um registro profissional ou simplesmente anuir um valor a cada ano. Participar significa envolver-se. Primeiro, se informando sobre as ações e realizações da entidade; segundo, opinando, sugerindo, avaliando e trazendo novas ideias; terceiro, colaborando na fiscalização do que foge às legislações e denunciando e, por fim, orientando a comunidade, em geral, sobre o importante papel do biomédico no contexto da saúde.

Num momento em que o poder público questiona a importância dos Conselhos, aproveitamos essa importante data - três décadas de atuação - para reforçar a necessidade de envolvimento da sociedade, dos profissionais e da comunidade acadêmica e estudantil com as atribuições e ações do CRBM-3. No Mato Grosso obtivemos muitas conquistas, assim como nos outros estados da nossa jurisdição. Os 30 anos são apenas o começo do que ainda está por vir. Para isso estamos trabalhando. Queremos ouvir e dar voz aos biomédicos

Renato Pedreiro Miguel é presidente do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3)

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS