12 de Agosto de 2020,

Artigos

Opinião

A | A

Terça-Feira, 08 de Julho de 2014, 08h:53 | Atualizado:

Alex Vieira

Investir em locação de imóvel, comercial ou residencial?

alex-vieira-passos.jpg

 

Com a estabilização de moeda, aumento no poder de compra do Brasileiro, uma parcela da população,na maioria delas conservadoras, resolveram investir no mercado imobiliário, sendo boa parte delas visando como uma aposentadoria paralela, porem existes considerações a ser observadas antes de investir. 

O que vale mais a pena, investir comprar um imóvel comercial ou um residencial? Onde posso ter mais lucro?

Como comparar o retorno de investimento em imóveis com o conseguido em suas habituais aplicações? Imóveis são rentabilizados não só pela sua valorização, como também pelo aluguel. É aí que aparecem diversas variáveis, como por exemplo o percentual do tempo que o imóvel permanece alugado, gastos recorrentes com o imóvel, e até o destino dado ao dinheiro recebido do aluguel do imóvel.

Aluguel de um imóvel comercial costuma ser mais tranquilo pela sua própria natureza. Existem contratos de locação de até 20 anos, o que garante uma renda estável por um bom período de tempo. É difícil imaginar um contrato para um imóvel residencial de um prazo tão longo.

Porem, é necessário cautela, pois existe um risco maior no aluguel de imóvel comerciais – elas podem ser destinadas a empresas em início de atividade, o que traz uma instabilidade ao contrato. Existe a chance de a empresa suspender as atividades? Você corre o risco de ficar com o imóvel desocupado? São questões que devem ser ponderadas

Ainda assim, existem diferenças no preço. Estimativas apontam que o aluguel residencial fica em 0,6% do valor do imóvel, enquanto o aluguel comercial pode chegar a 0,8%.

Uma boa localização é importante em ambos os casos, mas o locatário de um imovel comercial pode estar mais disposto a pagar mais por um imóvel bem localizado, pois o sucesso do seu negócio pode depender do ponto escolhido. No entanto, uma família também pode valorizar um imóvel próximo do trabalho dos inquilinos e da escola de seus filhos, por exemplo.

No caso de imóveis comerciais, existem opções com maior potencial de retorno, como locações de imóvel para agencia bancarias, redes de farmácias, já para residencial, existe uma tendência de cada região de imóvel mais procurado , a única essência em comum é que imóveis residências de baixo valor são os que mais rendem em % real, porem existem seus riscos adicionais.

Por tudo já exposto, não existe uma resposta objetiva. O importante é avaliar as opções existentes e escolher o imóvel certo para o seu bolso e que possa te trazer uma boa renda. 

Alex Vieira Passos é Advogado,Gestor em Negócios Imobiliários e Leiloeiro Publico, é  Especialista em Direito Constitucional e  Direito imobiliário. 

Atua como  Diretor do Sistema COFECI-CRECI/MT e na  comissão de conciliação e mediação da OAB/MT , sócio da Zambrim ,Brito & Vieira Passos advogados - dúvidas, sugestões e criticas ; alexvieirapassos@hotmail.com

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Confira também:

INíCIO
ANTERIOR
1 de 1548

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS