Opinião Sexta-Feira, 08 de Março de 2024, 13h:00 | Atualizado:

Sexta-Feira, 08 de Março de 2024, 13h:00 | Atualizado:

Mariana Sifuentes

O Impacto da violência contra mulheres: chamado à ação

 

Mariana Vargas Sifuentes

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Mariana Sifuentes.jpg

 

No Dia Internacional da Mulher, celebramos as conquistas das mulheres e refletimos sobre os desafios que ainda enfrentam. Entre esses desafios, um dos mais prementes é a violência doméstica contra mulheres no Brasil e em todo o mundo. Este é um problema social e jurídico de proporções alarmantes, que afeta inúmeras vidas e transcende fronteiras, tornando-se uma preocupação global.

A proteção dos direitos das mulheres é uma questão fundamental de direitos humanos. No contexto brasileiro, o país é signatário de diversos tratados e convenções internacionais que estabelecem obrigações claras quanto à garantia da igualdade de gênero e à prevenção da violência contra as mulheres.

No entanto, apesar desses compromissos internacionais, a realidade da violência doméstica persiste. É fundamental que realizemos pesquisas para entender como o Brasil está lidando com essa questão em conformidade com o direito internacional. Esses estudos podem destacar áreas em que o país está alinhado ou em desacordo com suas obrigações, fornecendo insights valiosos para o aprimoramento de políticas e medidas de prevenção e proteção.

Identificar os desafios enfrentados pelo Brasil na proteção dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica é o primeiro passo para implementar políticas e medidas eficazes. Investir em pesquisas sobre violência de gênero demonstra um compromisso ativo com a promoção da igualdade de gênero, um dos princípios centrais dos direitos humanos.

Ao abordar os desafios enfrentados pelas mulheres vítimas de violência doméstica, podemos ter um impacto social transformador. Contribuímos para a mudança de atitudes e comportamentos em relação à violência de gênero, essenciais para a criação de um ambiente seguro e inclusivo para todas as mulheres. Neste Dia Internacional da Mulher, unamos nossos esforços para garantir que os direitos das mulheres sejam respeitados e protegidos em todas as esferas da sociedade. 

Mariana Vargas Sifuentes, Advogada, integrante da Comissão Mulher Advogada OAB/MT





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Cavalo doido

    Domingo, 10 de Março de 2024, 21h30
  • Na realidade atual do mundo globalizado e com a chegada da inteligência artificial estamos caminhando a passos largos para o nosso próprio fim. Tenho um casal de filhos e eu e minha esposa sempre orientamos nossos filhos a terem respeito para com as pessoas independente da cor raça e formação religiosa, a educação vem de pais estruturados em suas formações educacional ou seja a família é a referência de tudo, põe isso sempre converso com eles sobre seus relacionamentos ninguém é dono de ninguém não é propriedade sua então logo que terminar um relacionamento cada um segue o seu caminho e bola pra frente. Resumindo falta de educação que já ficou para trás a muito tempo. Deus abençoe as mulheres do Brasil e do mundo.
    1
    0



  • Cidadão

    Sexta-Feira, 08 de Março de 2024, 14h39
  • É preciso unir as mulheres deputadas e senadoras para fazer um grande debate com o Judiciário, polícias, Ministério Público, área da educação, dentre outros, e aprovar uma política educacional para ser implementada na educação infantil, ensino médio e universidades. Levaria tempo pra colher resultados positivos no entanto só punir os agressores não está sendo suficiente. É importante punir mas o mais importante é prevenir através da educação e mudança cultural. Enquanto não for feito esse trabalho educacional as polícias e o Judiciário vão ficar só "enxugando gelo" pois todos os dias surgem novos agressores de mulheres. Essa é apenas minha opinião sobre problema social tão desafiador e urgente que é a violência de gênero. E aproveito para parabenizar a autora desse artigo pelo Dia das Mulheres.
    5
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet