Opinião Sábado, 31 de Julho de 2021, 08h:15 | Atualizado:

Sábado, 31 de Julho de 2021, 08h:15 | Atualizado:

Ernesto Borba

Parabéns Chapada!

Em nome da Igreja Santana parabenizamos Chapada dos Guimarães, pelo seu 67º aniversário!

Ernesto Borba

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Ernesto Borba (2).jpg

 

Não há como falar de Chapada dos Guimarães sem referirmos a Igreja Santana, pois a história a define como o marco inicial do município, pelo seu aspecto histórico, desde sua construção “estilo barroco” até os dias atuais, onde se tornou cartão postal da cidade. Primeiro monumento tombado como patrimônio histórico, IPHAN em Mato Grosso (1957), a Igreja de Sant’Ana do Sacramento de Chapada dos Guimarães, foi construída em 1779. O templo substituiu uma capela coberta de palhas construída pelo jesuíta Estevão de Castro, fundador da missão de Sant’Ana, na localidade conhecida até hoje como “Aldeia Velha”.

A Igreja Santana, como é popularmente conhecida, situa-se ao lado da praça Dom Wunibaldo, centro da cidade. Turistas e visitantes vindos de todos os cantos do Estado, do Brasil e do Mundo, disparam suas câmeras e registram essa beleza encantadora. No dia 31 de Julho, dia do Santo Inácio de Loyola, pela manhã, a Igreja foi benzida com toda a solenidade do ritual Romano, pelo vigário da Vara, José Correia Leitão, que também rezou a primeira missa nessa data. Pela importância de tal evento, a comemoração do aniversário de Chapada dos Guimarães e a fundação da Igreja ocorrem no dia 31 de julho.

A fundação oficial do núcleo que originou o atual município de Chapada dos Guimarães ocorreu no ano de 1751. O primeiro homem branco a chegar em Chapada dos Guimarães foi o paulista Antônio de Almeida Lara. A primeira denominação foi Sant’Ana da Chapada, mais tarde, o nome foi alterado para Chapada de Cuiabá, logo a seguir o nome foi novamente modificado para Sant’Ana da Chapada de Guimarães. O município com o nome de Chapada dos Guimarães, foi criado em 15 de dezembro de 1953, através da lei estadual nº 701, posteriormente retificada pela lei estadual nº 370, de 31 de julho de 1954, oficializando a criação do Município de Chapada dos Guimarães com seus respectivos limites, portanto, a Emancipação Política do município ocorreu oficialmente em 31 de julho de 1954.

Em 1939, a Paróquia de Sant’Ana da Chapada foi entregue aos cuidados dos padres Franciscanos da Província de Santa Isabel de Turingia, na Alemanha. O primeiro Pároco residente foi o Frei Pedro Holtz. Com a criação da Prelazia, em 1940, foi nomeado Administrador Apostólico o Frei Wunibaldo Talleur, empossado em 1941 e sagrado Bispo em 1948.

O Museu de SANT’ANA (Santuário de SANTANA), localizado na parte superior interna da igreja, mantem espaço exclusivo para a guarda de objetos catalogados e pertencentes ao acervo do museu. Toda a riqueza histórica da igreja, desde de sua fundação até os dias atuais, permanece a disposição do público visitante, de quinta a domingo e feriados.

 

Ernesto Borba.

Prof. Mestre, Coord. Pedagógico

SME – Chapada dos Guimarães-MT.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet